Como e por que investir nas ações da Rumo (RAIL3)? | TC

Rumo (RAIL3)

A Rumo S.A. (RAIL3) é uma empresa resultante da fusão, concluída em 2016, entre a Rumo Logística e ALL (América Latina Logística). A fusão rendeu à Rumo, o título de maior operadora ferroviária do Brasil. São aproximadamente 13.500km de linhas ferroviárias, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões. A principal área de atuação está nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Norte ligando estrategicamente as ferrovias aos portos com maior fluxo de carga do país.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Rumo S.A. (RAIL3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Rumo (RAIL3);
  2. Governança corporativa da Rumo (RAIL3);
  3. Sustentabilidade;
  4. Gráfico das ações RAIL3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Rumo (RAIL3)

Atualmente pouco mais de 20% da capacidade de transporte logístico no Brasil é feito por malhas ferroviárias. Desta forma, a Rumo tem como sua principal estratégia de expansão, dobrar a capacidade de transporte ferroviário no país nos próximos dez anos. Para tanto, a companhia dispõe de três tipos de operações: Operação Norte, Operação Sul e Operação Contêineres.

Na primeira operação (Norte), transporta principalmente grãos (soja, farelo de soja e milho), açúcar, arroz, trigo e fertilizantes e também produtos industriais como combustíveis e celulose. É a principal operação logística da Rumo (RAIL3), representando aproximadamente 71% do volume ferroviário transportado no ano de 2019.

A segunda operação (Sul), assim como a primeira operação, seu principal transporte está ligado a grãos (soja, farelo de soja e milho), açúcar, arroz, trigo e fertilizantes e também produtos industriais como combustíveis e celulose. Os principais clientes são Santa Terezinha e Bunge (comerciantes de grãos).

Já a terceira operação (Contêineres), está ligada as operações da Brado Logística, na qual a Rumo S.A. (RAIL3) possui 61,71% de participação. Nesta operação, a companhia transporta produtos agrícolas e produtos industriais.

Governança corporativa Rumo (RAIL3)

No quesito governança, a empresa faz parte do “Novo Mercado” junto à Bovespa, o que demonstra um bom histórico corporativo por parte dela, em sua composição além do Conselho de Administração, Diretoria executiva e Conselho Fiscal.

A companhia possui cinco comitês que ajudam nas tomadas de decisões da empresa entre estes podemos destacar o Comitê Estratégico e de Sustentabilidade, ao juntar os dois, a empresa incorpora uma ideia de crescimento sustentável.

Sustentabilidade

No que diz respeito à sustentabilidade, a empresa divulga relatórios sustentáveis anualmente e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), anualmente a empresa divulga o relatório GRI (relatório de sustentabilidade), onde disponibiliza todos os resultados de suas políticas sustentáveis naquele ano.

Gráfico das ações RAIL3 na Bolsa de valores

A partir da análise do gráfico abaixo, é possível perceber que as ações da Rumo foram um excelente investimento para quem as adquiriu por volta de 2016 e manteve-as até hoje.

Setor e concorrentes da Rumo (RAIL3)

Como o setor é bastante concentrado, a Rumo não possui nenhuma empresa que possa ser considerada um concorrente. A VLI, empresa de logística da Vale, foi a única que disputou com a Rumo o leilão de concessão da ferrovia Norte-Sul.

Como analisar a Rumo (RAIL3)

Receitas

As receitas são obtidas através do volume transportado pela rumo através das suas ferrovias.

Custos

Os principais custos da Rumo (RAIL3) são relativos aos investimentos necessários para expansão e modernização das malhas ferroviárias já existentes e os custos para realizar os serviços prestados, como o transporte.

Ativos

Os ativos mais relevantes para a Rumo (RAIL3) são os imobilizados, realizável a longo prazo e os intangíveis. Isso é condizente com o modelo de negócio da empresa, no qual grandes investimentos são necessários em operações fixas antes de começar a operar.

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da companhia são justamente os empréstimos junto às instituições financeiras que são utilizados para investimentos na empresa.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub