Sabesp S.A. (SBSP3)

Fundada em 1973, a Sabesp S.A. (SBSP3) é uma companhia de economia mista e atualmente responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 375 munícipios do Estado de São Paulo. A criação da Sabesp surgiu com o objetivo de implementar as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento (PLANASA).

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Sabesp S.A. (SBSP3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Sabesp (SBSP3);
  2. Modelo de negócio da Sabesp (SBSP3);
  3. Governança corporativa Sabesp (SBSP3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução das ações SBSP3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a SABESP (SBSP3)

A Sabesp atua no segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos, onde produz, fornece e comercializa diretamente por meio de suas próprias estações de tratamento, em sociedade com a Aquapolo Ambiental, que abastece o Polo Petroquímico de Capuava.

No segmento de esgotos não domésticos, a companhia é associada com a Estre Ambiental, sociedade esta, que deu origem a empresa Attend Ambiental. Além disso, buscando iniciar no segmento de energia elétrica, criou a Paulista Geradora de Energia S.A. em sociedade com as empresas Tecniplan Engenharia e Servtec.

A companhia também oferta serviços de consultoria sobre uso racional da água, planejamento e gestão comercial, financeira e operacional, onde atua no mercado internacional em países como: Panamá, Honduras, e Nicarágua, sendo nos dois primeiros países em parceria com a Latin Consult.
Modelo de negócio da SABESP (SBSP3)

A SBSP3 além de atender 375 municípios do estado de São Paulo com a distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, a organização possui parcerias com empresas privadas para fornecer tais serviços em outros quatro municípios (Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque).

Além disso, a Sabesp aloca seus esforços em continuar e aumentar a segurança no abastecimento de água, ampliar o número de domicílios ligados a rede de esgoto da companhia, aumentar o tratamento de esgoto, melhorar a eficiência operacional reduzindo e reduzir as perdas de água.

Governança corporativa SABESP (SBSP3)

A Sabesp (SBSP3) possui o governo do estado de São Paulo como sócio majoritário. Além disso, a organização além de estar presente na bolsa de valores brasileira, também possui ações sendo negociadas na bolsa de Nova York. A companhia faz parte do segmento de listagem Novo Mercado e também segue os padrões de governança exigidos pela NYSE, como um conselho predominantemente formado por membros independes, por exemplo.

Sustentabilidade

A preocupação com os fatores ambientais é um ponto debatido e apresentado pela companhia, afinal, a Sabesp trabalha com um recurso natural essencial. Dessa forma, a companhia busca prevenir a poluição hídrica, o desenvolvimento de pessoas com o foco na melhoria dos serviços e produtos com uma maior qualidade ambiental, além fomentar tecnologias que visam a proteção, manutenção e restauração do meio ambiente, entre outras meninas que estão detalhadas no relatório de sustentabilidade.

Evolução da SABESP (SBSP3) na Bolsa de Valores

Como analisar a SABESP (SBSP3)

Receitas

A receita da Sebesp é oriunda da prestação de serviços de saneamento e com a receita de construção.

Custos

Os principais custos da Sabesp são com energia, materiais para o tratamento de esgoto, bem como os custos relacionados a construção dos novos projetos.

Ativos

O ativo da Sabesp é formado predominantemente pelo intangível, que representa cerca de 70% do ativo não circulante, que por sua vez é o mais relevante dentro do ativo.

Passivos

Por fim, chama a atenção os empréstimos e financiamentos da Sabesp, que são responsáveis por boa parte das obrigações de longo prazo da companhia.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub