Sanepar (SAPR11)

Fundada na década de 1960, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar S.A) é sediada em Curitiba desde a sua criação. Atualmente se classifica como uma sociedade de economia mista, mas tem como seu controlador o Estado do Paraná. 

Neste texto, buscaremos compreender a empresa Sanepar (SAPR11) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Sanepar (SAPR11);
  2. Governança corporativa Sanepar (SAPR11);
  3. Sanepar é uma empresa ESG?;
  4. Evolução na Bolsa de Valores;
  5. Como analisar a Sanepar (SAPR11);

O que faz Sanepar (SAPR11)

Ela é responsável pela prestação de serviços de saneamento básico para 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina, além de 299 localidades de menor porte. Suas operações contam com a disponibilidade de mais de 55 mil quilômetros de tubulações utilizadas para distribuição de água potável e mais de 36 mil quilômetros de rede coletora de esgoto. Além disso, a empresa opera aterros sanitários em três cidades, são elas: Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte; cobrindo ao total sete municípios. 

Os seus índices de eficiência tanto no abastecimento de água tratada, quanto na coleta de esgoto, é bastante significante, 100% dos paranaenses abastecidos pela companhia recebem água tratada, apenas 83,6% dos brasileiros recebem o mesmo serviço; 74,2% possuem coleta de esgoto, enquanto o índice nacional é de 53,2%; no quesito tratamento de esgoto, a empresa trata 100% do esgoto coletado, enquanto a média do país é de apenas 46,3% do esgoto coletado é tratado antes de ser descartado.

Governança corporativa Sanepar (SAPR11)

No quesito governança, a Sanepar possui um estrutura organizacional bastante relevante, além da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho fiscal, a companhia conta com a ajuda do Comitê Técnico, Comitê de Auditoria Estatutário, sendo este muito importante, por se tratar de uma companhia mista este comitê ajuda nos conflitos de interesses e nas tomadas de decisões; e o Comitê de Elegibilidade. A empresa é classificada como “Nível 2” no quesito governança corporativa, junto à BMF&BOVESPA atualmente B3.

Principais diretores de Sanepar

Principais acionistas de Sanepar

Sanepar é uma empresa ESG?

Por fim, o modelo de negócio da empresa está diretamente ligado com os meios sociais e ambientais, no quesito sustentabilidade a Sanepar está diretamente ligada com a gestão sustentável dos aquíferos monitorando-os com um sistema tecnológico bastante robusto, que facilita a tomada de decisões eficientes por parte da empresa no que diz respeito ao abastecimento de água. Além disso, a empresa oferta palestras educacionais  para o consumo consciente de água e possui diversos programas sociais que buscam fomentar a preservação de rios, a educação e a cultura.

Evolução da Sanepar (SAPR11) na Bolsa de Valores

Performance de SAPR11 no Ibovespa

Como analisar a Sanepar (SAPR11)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, do pagamento sobre serviços de coleta e distribuição. 

Resultado de Sanepar (SAPR11)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da operação, manutenção e expansão das redes.

Ativos

O ativo da empresa está concentrado no Ativo Não Circulante. Sendo a conta mais representativa a de ativos intangíveis.

Ativos de Sanepar (SAPR11)

Passivos

A empresa tem sua maior concentração dos passivos no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de empréstimos e financiamentos.

Passivos de Sanepar (SAPR11)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub