O Santander (SANB11) é uma companhia de capital aberto que faz parte integrante do Grupo Santander Empresas. É o único banco comercial internacional com uma presença significativa no país, sendo o terceiro maior banco privado do Brasil.
A instituição financeira foi fundada na Espanha em 1857, e conta com forte presença nos setores de varejo e atacado bancário brasileiro, atendendo tanto as necessidades de pessoas físicas, micro e pequenas empresas, quanto de médias e grandes companhias.
Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Santander (SANB11) elencando os seguintes pontos:
- O que faz Santander (SANB11);
- Governança corporativa Santander (SANB11);
- Gráfico das ações SANB11 na Bolsa de valores; e
- Como analisar o Santander (SANB11).
O que faz Santander (SANB11)
O Santander foi fundado em 1857 na província da Cantábria, na Espanha. É o maior banco da zona do euro e um dos maiores do mundo. A companhia se expandiu globalmente por meio de inúmeras aquisições e da integração dos negócios adquiridos.
Cem anos após a sua fundação na Espanha o grupo chegou ao país mediante a um contrato operacional com o Banco Intercontinental do Brasil S.A., já em 1957. Abriu o primeiro escritório de representação no país em 1970, e a primeira agência só depois de 12 anos. Em 2000, o Grupo Santander comprou o Banespa, e em oito anos depois, o Santander Spain assume o domínio acionário indireto do Banco Real e logo em seguida faz a aquisição do capital social da instituição.
Modelo de Negócio
O Santander Brasil foi adquirindo empresas ao longo do tempo, complementando o seu negócio, e em 2015, juntamente com o Banque PSA Finance – associado às marcas de veículos Peugeot, Citroën e DS, celebraram uma parceria para financiamento de veículos com o banco. Em 2016, o Santander Brasil fez uma joint venture com a Hyundai a fim de constituir o Banco Hyundai Capital Brasil e uma corretora de seguros. E
Já em 2017 o Grupo Santander Empresas adquiri 70% da Ipanema Empreendimentos e Participações SA, empresa que atua na gestão de portfólios de créditos em atraso. No mesmo ano foi feita outra joint venture com a HDI Seguros S.A. no segmento de seguros de automóveis.
Em 2018 o Santander (SANB11) criou a empresa BEN Benefícios e Serviços S.A. que atua no fornecimento e administração de cartão de vale refeição, vale alimentação, vale transporte, vale cultura com emissão impressa ou carregada em cartões eletrônicos ou magnéticos com a marca BEN.
Ainda no mesmo ano lançou a PI Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., uma plataforma online de investimentos. O Banco Santander Brasil está presente em todas as regiões do país através de uma ampla estrutura, que se divide em:
- Banco comercial, que reúne todas as atividades do varejo; e
- Banco atacado, voltado às grandes empresas e operações no mercado de capitais.
Os dois segmentos estão fortemente integrados, permitindo ao Grupo Santander capitalizar os pontos fortes de cada segmento em benefício do outro.
Já no segmento de cartões bancários, os principais cartões de crédito oferecidos pelo banco Santander são:
- Santander: Santander Unlimited Mastercard Black e Visa Infinite, Santander Unique Mastercard Black e Visa Infinite, Santander Elite Mastercard e Visa Platinum e Santander Dufry Mastercard Platinum;
- Santander SX (antigo cartão Santander Free): oferece descontos e ofertas Esfera, benefícios oferecidos pela bandeira Visa e todas as funcionalidades do aplicativo Way;
- AAdvantage: Santander AAdvantage Mastercard Black, Santander AAdvantage Mastercard Platinum e Santander AAdvantage Mastercard Gold;
- Smiles: Santander Smiles Visa Infinite e Santander Smiles Visa Platinum; entre outros.
Governança corporativa Santander (SANB11)
O Santander entende que a boa governança corporativa é uma vantagem competitiva e elemento estratégico sustentado sobre dois pilares: os direitos de seus acionistas e a transparência.
As ações units do Banco Santander (SANB11) estão no segmento tradicional da BVMF Bovespa e na NYSE – Bolsa de valores de Nova York, estando o banco sujeito à supervisão da SEC – Securities & Exchange Commission e à Lei Sarbanes-Oxley.
A Lei Sarbanes Oxley visa garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, de modo a mitigar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes ou assegurar que haja meios de identificá-las quando ocorrem, garantindo a transparência na gestão das empresas.
Gráfico das ações SANB11 na Bolsa de valores
É possível notar na cotação das ações SANB11 na Bovespa que a empresa apresenta valorização desde meados de 2015 alcançando topos no final de 2019. Assim como todo setor financeiro, o Banco Santander sofreu forte desvalorização durante a pandemia do Covid-19.
Concorrentes do Santander (SANB11)
Como o Santander é um Banco Múltiplo, com atuação nos mais variados setores da indústria financeira, os principais concorrentes são Banco Itaú (ITUB3/ITUB4), Banco Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3) e o Banco BTG Pactual (BPAC11).
Análise setorial de bancos
Aprenda a identificar números relevantes da empresa no setor e aumente sua capacidade de conseguir boa rentabilidade com essa ação em seu portfólio.
Como analisar o Santander (SANB11)
Receitas
As receita do Santander (SANB11) são oriundas da intermediação financeira.
Custos
Os custos do Santander (SANB11) são, em essência, as despesas da intermediação financeira.
Ativos
A maior parte do ativo da empresa está concentrada em Ativos Financeiros.
Passivos
O Santander (SANB11) tem sua maior concentração dos passivos também em Passivos Financeiros.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, gráficos, cotação de ações e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.