Como e por que investir na SÃO CARLOS (SCAR3)? | TC

São Carlos (SCAR3)

A São Carlos iniciou suas atividades em 1989 como controlada das Lojas Americanas S.A., seu propósito era a aquisição, desenvolvimento e administração de shoppings centers, a fim de dar suporte à expansão das Lojas Americanas para o interior do Brasil.  Em 1999 seu capital foi reduzido e separado do grupo de acionistas das Lojas Americanas, passando a ser uma empresa de capital aberto com ações negociadas na bolsa de valores. 

Desde a cisão com as Lojas americanas, a empresa vendeu imóveis e mudou o perfil de seu portfólio, venderam shoppings, centros de distribuição, lojas, com o intuito de mudar seu foco de atuação, que atualmente é o segmento corporativo com edifício e escritórios de alto padrão. Em 2011 entrou no também no segmento dos centros de conveniência. As regiões em que está localizada a totalidade do portfólio da empresa são as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Neste texto, buscaremos compreender a empresa SÃO CARLOS S.A. (SCAR3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz a São Carlos (SCAR3);
  2. Modelo de negócio da São Carlos (SCAR3);
  3. Governança corporativa da São Carlos (SCAR3);
  4. São Carlos é uma empresa ESG?
  5. Evolução de SCAR3 na Bolsa de Valores;
  6. Como analisar a São Carlos (SCAR);

O que faz a São Carlos (SCAR3)

A São Carlos é especialista em comprar grandes edifícios de escritórios com deficiência e corrigi-los com o objetivo de aumentar a rentabilidade. 

Modelo de negócio da São Carlos (SCAR3)

O modelo de negócio da São Carlos é com foco em empreendimentos comerciais para locação. Inicialmente uma equipe vai em busca de grandes edifícios e escritórios localizados preferencialmente em São Paulo ou Rio de Janeiro. Além disso, a organização também busca imóveis de varejo em grandes centros comerciais. 

Sendo assim, a organização adquire uma participação majoritária e começa algumas reformas para melhorias e correção das ineficiências. Ao passo que a São Carlos realiza as modificações nos empreendimentos, outra equipe já foca no aumento dos valores de locação. E, após essa fase, a companhia analisa se é melhor vender o imóvel ou permanecer com ele no portfólio de empreendimentos da companhia. 

Governança corporativa da São Carlos (SCAR3)

A São Carlos (SCAR3) faz parte do segmento de listagem Novo Mercado. Logo, só possui ações ordinárias em circulação.  Os principais acionistas da companhia são fundos de investimentos e PF’s, conforte está disposto abaixo.

Principais acionistas da São Carlos

São Carlos é uma empresa ESG?

A São Carlos não divulga relatório de sustentabilidade, mas comenta no formulário de referência que adota medidas para diminuir os impactos ambientais gerenciando os resíduos sólidos gerados e o uso racional de água e energia.

Evolução de SCAR3 na Bolsa de Valores

As ações da São Carlos Empreendimentos apresentaram uma volatilidade considerável ao longo dos últimos 5 anos, como é possível observar no gráfico abaixo do TC Matrix. 

Performance da ação SCAR3 na Bolsa de Valores

Como analisar a São Carlos (SCAR3)

Receitas

As principais fontes de receita da São Carlos é decorrente dos aluguéis dos imóveis e da venda dos empreendimentos. 

Receitas de São Carlos (ação SCAR3)

Custos

Os principais custos da companhia estão relacionados com a aquisição dos empreendimentos e com as modificações para a melhoria das ineficiências dos imóveis. 

Ativos

No que compete ao ativo da São Carlos, os investimentos são responsáveis pela maior parte do realizável da companhia. 

Ativos de São Carlos (ação SCAR3)

Passivos

Por outro lado, a maior parte das obrigações da companhia são de longo prazo em relação aos empréstimos e financiamentos. 

Passivos de São Carlos (ação SCAR3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub