Como e por que investir nas ações da São Martinho (SMTO3)? | TC

São Martinho (SMTO3)

A São Martinho S.A (SMTO3) é uma empresa que tem como sua atividade principal a fabricação e comercialização de açúcar, álcool e derivados. A companhia está entre os maiores grupos do setor sucroenergético do Brasil, com quatro usinas ativas: 3 no Estado de São Paulo e 1 no Estado de Goiás.

Neste texto, buscaremos compreender a empresa São Martinho (SMTO3) passando pelos seguintes pontos:

  • O que faz a São Martinho (SMTO3);
  • Modelo de negócios da São Martinho;
  • Governança corporativa da São Martinho (SMTO3);
  • Evolução das ações SMTO3 Bolsa de Valores;
  • Como analisar a São Martinho (SMTO3);

O que faz a São Martinho (SMTO3)

A história da companhia começou quando imigrantes membros da família Ometto e integrantes da São Martinho, vindos da Itália em busca de melhores condições de vida e de trabalho no Brasil, montaram seu primeiro engenho, em 1914. Já em 1932, começaram a produzir açúcar na Fazenda Boa Vista, localizada na região de Limeira. No ano de 1937 adquiriram a Usina Iracema localizada no interior do Estado de São Paulo, transformada mais tarde em uma destilaria de álcool.

Em 1946, a empresa passou a produzir açúcar e, posteriormente, em 1950, é adquirida a Usina São Martinho, que também está situada no interior de São Paulo. Ao longo dos anos, a usina se transformou em uma das maiores processadoras de cana do mundo.

Em 2002 houve uma reforma administrativa de maneira a profissionalizar cada vez mais o negócio, foi aberto um escritório corporativo na cidade de São Paulo, no local há áreas administrativas, financeira, jurídica, de recursos humanos, suprimentos, informática e controladoria.

Modelo de negócios da São Martinho

O modelo de negócios da São Martinho está todo voltado para o segmento ao qual está inserida, tem por atividades o cultivo da cana-de-açúcar para fabricação e comércio de açúcar, álcool e derivados além de geração de energia elétrica através dos resíduos da produção.

A São Martinho (SMTO3) produz por conta própria produtos químicos e orgânicos, tais como a fabricação de aditivo, ingredientes e suplemento para o consumo animal, tais produtos são utilizados tanto para consumo próprio quanto para comercialização no mercado nacional e internacional.

Como o setor sucroenergético é altamente sustentável, praticamente todos os resíduos da produção podem ter reutilização para algum fim, e são utilizados para cortar custos seja substituindo fertilizantes minerais por torta de filtro ou adubos por vinhaça, o que abre uma janela de oportunidade para ganhos de escala.

Já em 2007, buscando ampliar sua competitividade nos mercados, abriu seu capital na Bolsa de Valores para negociação de ações da empresa. Hoje, está listada no segmento de listagem Novo Mercado da B3.

Governança corporativa São Martinho (SMTO3)

A estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Evolução da São Martinho (SMTO3) na Bolsa de Valores

Como analisar a São Martinho (SMTO3)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da comercialização de açúcar, álcool e derivados.

Custos

Os custos da empresa são, em sua maior parte, o custos operacionais e fabris.

Ativos – Balanço Patrimonial

A empresa tem seu ativo mais concentrados no longo prazo. Sendo a conta mais representativa a de Ativos Imobilizados.

Passivos – Balanço Patrimonial

A empresa tem seu passivo mais concentrado no longo prazo. Sendo a conta mais representativa a de Empréstimos e Financiamentos.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub