Como e por que investir nas ações da Schulz (SCHUL4)? | TC

Schulz (SHUL4)

A Schulz (SHUL4) é uma companhia produtora de máquinas e equipamentos industriais e residenciais, como: compressores, moto compressores, secadores de ar, filtros, equipamentos automotivos, entre outros.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Schulz (SHUL4), elencando os seguintes pontos:

  • História da Schulz (SHUL4);
  • O que faz a Schulz e Seu Modelo de Negócios (SHUL4);
  • Governança Corporativa;
  • Gráfico das Ações SHUL4 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

História da Schulz (SHUL4)

A Schulz S.A. foi fundada em junho de 1963, na cidade de Joinville, Santa Catarina. No início, a companhia atendia às linhas agrícolas e de uso doméstico, fabricando produtos como moinhos de quirera, debulhadores de milho, chapas para fogão, panelas e panelas de ferro e cepas para escova de assoalho.

Na década de 1980, a Schulz começou a atuar no mercado automotivo, com o objetivo de atender às exigências das montadoras de veículos de transportes pesados e máquinas agrícolas, com peças em ferro nodular e cinzento. A introdução da Schulz neste mercado, foi ponto crucial para seu crescimento e solidificação da marca.

Em 1994, a Schulz consolidou uma de suas maiores aquisições, adquirindo a Wetzel Tecnomecânica, uma de suas maiores competidoras, a qual tinha 25% do mercado brasileiro de compressores alternativos de pistão. Ao final dos anos 90, a companhia iniciou o processo de obtenção de certificações, como a ISO 9002 para sua divisão automotiva.

Nos anos 2000, a companhia obteve diversas certificações de qualidade consolidada, como a ISO 9001, QS9000, ISO 9001/2000, ISO 14.001, ISO/TS 16949:2002, homenagem ZF 50 anos, prêmio JD Crop, Prêmio Sesi de qualidade de trabalho, dentre outras até os dias atuais.

O que faz a Schulz e Modelo de Negócios

A Schulz é referência internacional em fundição de ferro cinzento e nodular, usinagem, pintura e montagem de peças. A companhia atua em duas frentes operacionais:

  • Schulz compressores, o qual fabrica compressores de diafragma, ar de pistão, rotativos de parafusos, secadores de ar por refrigeração, ferramentas pneumáticas e elétricas, hidrolavadoras, bombas de centrífugas, ferramentas de corte e fixação, peças de reposição, além da revenda de produtos importados, os quais são comercializados por distribuidores e assistentes técnicos; e
  • Divisão automotiva, a qual produz peças fundidas e usinadas utilizadas nos componentes e conjuntos automotivos.

No ano de 2019, cerca de 81% da Receita Líquida da companhia era proveniente do segmento industrial e o restante proveniente do segmento de comércio.

Nesse sentido, a Schulz possui um modelo verticalizado de produção, com exceção da matéria prima (ex: ferro-gusa, energia elétrica, ligas, chapas de aço, etc). Seus compressores são fabricados nas seguintes etapas:

  • Fabricação de componentes, onde é utilizado processos como usinagem de peças fundidas em ferro ou alumínio, estampagem de componentes de aço e pré-montagens;
  • Fabricação de reservatórios de Ar (processos de teste e verificação, certificados pela ASME, CE e INMETRO); e
  • Montagem final do compressor.

Da mesma forma, na Divisão Automotiva da companhia, a Schulz é a maior fundição com usinagem integrada da América Latina, com capacidade anual de produção de 150.000 toneladas de ferro cinzento e nodular, com 3 linhas de moldagem, fornos elétricos à indução e sistema de vazamento de metal.

Tal divisão atende às montadoras de caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos de construção na Europa, África, América do Norte e Brasil.

Em geral, são fabricados produtos como: componentes de suspensão e freios, caixas de transmissão e câmbio, cubos de rodas e suportes de cabine e motores, além dos produtos ligados a equipamentos de construção e engenharia eólica/industrial.

Com exceção dos compressores rotativos, os quais são fabricados sob demanda do cliente, seus produtos são comercializados por mais de 10 mil distribuidores, apoiados por uma rede de mais de 580 assistentes técnicos (treinados pela Schulz) distribuídos pelo Brasil e exterior.

Governança Corporativa

Gráfico das Ações SHUL4 na Bolsa de Valores

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas

O principal mercado em que a Schulz está inserida é o mercado nacional, com uma exposição de 72,69% da sua receita líquida. Além disso, dentre os 3 principais países estrangeiros que a Schulz exporta, estão: Estados Unidos (10%), França (6%) e Suécia (3%).

Dito isso, a maior parte de sua receita está em moeda local, enquanto seus insumos (custos), estão dolarizados.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub