Sinqia (SQIA3)

A Sinqia (SQIA3) é foi fundada em 1996 por Bernardo Gomes e Antonio Camargo Filho. Ambos foram designados, na época, para fazer uma adaptação na tesouraria do Lloyds Bank.

Na época, o setor financeiro fora um dos primeiros a se adaptarem ao uso de softwares e microcomputadores. Diante da grande oportunidade de negócios que os dois presenciaram, surgiu a ideia de criar a Sinqia S.A.

Em 2002 a empresa lança seu primeiro software de prateleira no modelo de aluguel mensal (assinaturas) e viram que cada área do setor financeiro (crédito, tesouraria, fundos, câmbio, etc.) demandava um fornecedor altamente especializado.

O grande salto de patamar da Sinqia foi a entrada do fundo de private equity Stratus, o qual, com os recursos aportados, conseguiu fazer o processo de aquisição da Netage, Pulso, Impactools, Intellectual Capital e Controlbanc, num período de 5 anos (2005 a 2010). Em Março de 2012 a Companhia abre capital na Bovespa, captando R$ 39,7 milhões, iniciando um novo ciclo de aquisições.

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Sinqia S.A. (SQIA3), elencando os seguintes pontos:

  • O que faz Sinqia S.A. (SQIA3);
  • Governança corporativa;
  • Gráfico das ações SQIA3 na B3;
  • Como analisar a empresa.

O que faz a Sinqia (SQIA3)

A Sinqia atende as principais necessidades das instituições financeiras quando o assunto é software e serviços de tecnologia. Além da instalação, implementação e integração desses softwares, a Companhia fornece serviços de outsourcing, terceirização da gestão de sistemas e processos aos seus clientes.

Atualmente, a Companhia possui cerca de 370 clientes entre os principais bancos, fundos e entidades de previdência. Além disso, já prestou serviços para XCMG Banco, Grafeno Digital, Funcesp, Vitreo, Enerprev e Funpresp.

Governança Corporativa Sinqia (SQIA3)

As ações da empresa (SQIA3) estão listadas no segmento de governança corporativa “Novo Mercado” junto à B3. Dessa forma, todas as ações possuem final 3 (ON), consequentemente, todos os acionistas possuem direito a voto nas assembleias, além de Tag Along de 100%.

Gráfico das ações SQIA3 na B3

Como analisar a Sinqia (SQIA3)

Receitas (4T20)

A oferta de produtos da Companhia é classificada em 2 unidades de negócio: Softwares e Serviços. A unidade de Softwares funciona como modelo de subscrição, por meio de cobranças mensais, as quais a Companhia classifica como Receita Corrente. No mix de produtos da Sinqia, se encontram:

1. Sinqia Fundos
2. Sinqia Bancos
3. Sinqia Previdência
4. Sinqia Consórcios

Dentre as unidades de serviços, estão o (i) Outsourcing (terceirização de profissionais de TI para atividades de análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas e processos críticos – essas atividades geralmente são realizadas nas instalações das empresas contratantes) e (ii) Projetos, os quais estão divididos em duas subcategorias:

  • Projetos de Tecnologia, os quais envolvem desenvolvimento de atividades para fins específicos de clientes; e
  • Consultoria para instituições financeiras.

Ambas Receitas provenientes desses serviços são reconhecidas de acordo com o percentual de conclusão do projeto.

Custos e Despesas (3T20)

A empresa não possui um Custo de Capital de Terceiros muito elevado (3% da Receita Bruta). O que faz o bottom line da companhia negativo são as Despesas e Custos Operacionais.

Ativo

Como maioria das empresas de tecnologia e informação, os Ativos com maior representatividade são Caixa e Equivalentes (59%), com fins de aumentar a liquidez para atender as necessidades de curto prazo, como:

  • Pagamento de Funcionários e o segundo maior Ativo é o Ativo Intangível (27%), pois quando ocorre a aquisição de outras Companhias, o Ágio (expectativa de rentabilidade futura) deve ser contabilizado.

Passivo

As obrigações da Sinqia estão mais “distribuídas” no Longo Prazo, com a conta de Empréstimos a Pagar e Provisões. A empresa possui uma participação de Capital Próprio muito elevado (cerca de 70%)

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub