SLC Agrícola (SLCE3)

A história da SLC Agrícola S.A. (SLCE3) começa quando o Grupo SLC trilhou um caminho pioneiro e decisivo para a construção da história do agronegócio brasileiro. Ao longo dos anos, o Grupo expandiu seus negócios pelo Brasil, iniciando as atividades da SLC Agrícola em 1977. Hoje, o Grupo SLC está presente em mais de 40 localidades de 16 estados da federação através das empresas SLC Agrícola S.A., SLC Alimentos S.A., Ferramentas Gerais e SLC Comercial S.A..

O IPO (Oferta Pública Inicial de ações) da SLCE3 ocorre em 2007, com oferta no valor de aproximadamente 490 milhões de reais. Em 2019, a companhia com o objetivo de resolver desafios internos de maneira eficaz e inovadora em atividades operacionais e corporativas da empresa, lança o Agro Exponencial, um programa de conexão com startups.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa SLC Agrícola S.A. (SLCE3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz a SLC Agrícola (SLCE3);
  2. Modelo de negócio da SLC Agrícola (SLCE3);
  3. Governança corporativa SLC Agrícola (SLCE3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução das ações SLCE3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a SLC Agrícola (SLCE3)

Ao longo do tempo, a SLC Agrícola foi adquirindo terras com alto potencial produtivo, visando também à valorização imobiliária que essas proporcionam, devido suas vantagens comparativas em relação a outros países como Estados Unidos, China, Índia e Argentina. A empresa está organizada em dois segmentos de negócio: produção e comercialização de produtos agrícolas, aquisição e desenvolvimento de terras para agricultura. Ela também possui controladas com atividades preponderantes a participação em outras sociedades de imóveis próprios.

A SLC Agrícola S.A. é uma empresa de capital aberto que tem como atividade principal a produção e comercialização de algodão, soja, milho e entre outros, sendo referência no segmento em que atua. É uma das maiores proprietárias de terras do País e uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, focada na produção de algodão, soja e milho. Ela foi uma das primeiras firmas do setor a negociar suas ações em Bolsa de Valores, e está listada na no segmento de listagem Novo Mercado da B3.

Modelo de negócio da SLC Agrícola (SLCE3)

Atualmente, a SLC Agrícola é uma empresa de destaque no mercado agrícola nacional por sua alta produtividade média obtida em suas fazendas, fruto de constante investimento em tecnologia, pesquisa, capacitação profissional, sistemas de plantio e aperfeiçoamento logístico. Seu portfólio de propriedades é altamente diversificado, com localizações estratégicas como nos estados do Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia e Piauí. Essa diversificação minimiza riscos climáticos regionais e a incidência de pragas e doenças

Governança corporativa SLC Agrícola (SLCE3)

No quesito governança, a empresa faz parte do “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA, o que demonstra um bom nível de governança corporativa.

Sustentabilidade
No que diz respeito à sustentabilidade, a empresa divulga relatórios sustentáveis, tendo como destaque o relatório integrado, o qual pode ser conferido na íntegra no site de relações com investidores da companhia.
Evolução da SLC Agrícola (SLCE3) na Bolsa de Valores


A partir da análise do gráfico abaixo, é possível perceber que as ações da SLC Agrícola foram um excelente investimento para quem as adquiriu por volta de 2016 e manteve-as até hoje.

Setor e concorrentes da SLC Agrícola (SLCE3)

Dentre as concorrentes da SLC Agrícola listadas em bolsa, podemos destacar a Terra Santa (TESA4) e a BrasilAgro (AGRO3).

Como analisar a SLC Agrícola (SLCE3)

Receitas

As receitas são obtidas através da venda dos produtos colhidos pela SLC

Custos

Os principais custos da SLC Agrícola são relativos à produção dos produtos que serão vendidos


Ativos

Os ativos mais relevantes para a SLC Agrícola são os imobilizados e os estoques da companhia.

Passivos

Do lado dos passivos, as principais obrigações da empresa são justamente os empréstimos junto às instituições financeiras que são utilizados para investimentos na empresa e os valores devidos aos fornecedores.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub