Springs Global (SGPS3)

A Springs (SGPS3) foi fundada em 1967 com o nome de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), e teve sua primeira fábrica inaugurada em 1975 na cidade de Monte Claros, em Minas Gerais. A partir da década de 1980 iniciou sua expansão pelo Brasil – primeiro com unidades operacionais em Natal, Rio Grande do Norte; e depois duas fábricas de tecidos em Campina Grande, na Paraíba. Além disso, a empresa adquiriu fábricas em Blumenau, Santa Catarina, e outra em João Pessoa, na Paraíba.

Neste texto buscaremos compreender melhor a empresa Springs (SGPS3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz Springs (SGPS3);
  2. Governança corporativa Springs (SGPS3);
  3. Sustentabilidade;
  4. Gráfico das ações SGPS3 na Bolsa de valores; e
  5. Como analisar a empresa.

O que faz a Springs (SGPS3)

Ainda na década de 1990 a empresa expandiu seu portfólio e entrou no segmento de bens de consumo através da aquisição das marcas Santista e Artex, no Brasil; e das marcas Arco-Íris e Fantasia, na Argentina. A partir do ano 2000, a companhia iniciou suas operações no Estados Unidos através da aliança estratégica com a Springs Industries, e em 2009 após a abertura do capital, entrou no varejo brasileiro através da aquisição da MMartan.

A Spring Global Participações S.A. é uma companhia voltada para produção e comercialização de produtos para cama, mesa e banho, além de ser considerada também uma varejista. Hoje a empresa conta com cerca de 170 lojas físicas da MMartan além do e-commerce por meio das marcas Artex, Casa Moysés e MMartan.

Governança corporativa Springs (SGPS3)

No quesito governança corporativa, a companhia abriu capital no ano de 2007 e está listada no Novo Mercado junto à Bovespa. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, mas não reporta comitês.

Sustentabilidade

A Springs (SGPS3) pratica políticas socioambientais muito significantes. Dentre as suas contribuições sociais, destaca-se investimentos em diversos educandários para a educação básica de crianças, além da manutenção do Centro Educacional Coteminas que oferece educação, transporte, alimentação, assistência médica e odontológica para seus alunos.

Em relação a suas políticas ambientais, a companhia atua com ações sustentáveis com o racionamento de energia elétrica, utilizando iluminação natural em suas fábricas, a diminuição do consumo de água e a utilização de combustível limpo nas suas operações.

Gráfico das ações SGPS3 na Bovespa

É possível notar no gráfico com a cotação das ações SGPS3 na Bovespa que o ativo tem bastante volatilidade, com queda acentuada no preço dos papéis no final de 2019.

Como analisar a Springs (SGPS3)

Receitas

As receita da Springs (SGPS3) são oriundas, em sua maior parte, da venda dos produtos de cama, mesa e banho.

Custos

Os custos são, em essência, o custos operacionais da companhia.

Ativos

A empresa tem seu ativo mais concentrado no longo prazo. Sendo a conta mais representativas as de ativos Imobilizados e Ativos Realizáveis a Longo Prazo.

Passivos

A empresa tem seu passivo bem dividido entre curto e longo prazo. No passivo circulante, a conta mais representativa é a de Empréstimos. No passivo não circulante, a mais representativa também é a de Empréstimos e Financiamentos.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub