Fundada em 1924 pelo imigrante ucraniano Leon Feffer, a Suzano S.A (SUZB3) é uma empresa de Papel e Celulose desde sua fundação. Iniciou sua primeira fábrica de papel em 1939 em São Paulo, desde então a empresa fez diversas aquisições importantes para a sua expansão.
No ano de 1975 a Suzano S.A (SUZB3), começou a exportar papel para Europa possibilitando ainda mais seu crescimento dentro e fora do Brasil, em 2010, a empresa adquiriu a FuturaGene empresa pioneira em biotecnologia e no aumento da produtividade para a indústria de base florestal, seus laboratórios estão localizados em Israel, China e Brasil. A empresa que abriu capital em 2012 continuou seu processo expansivo e em 2019, consolidou sua fusão com a empresa Fibria, dando início a Suzano Holding.
Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Suzano (SUZB3) passando pelos seguintes pontos:
- Quem é a Suzano (SUZB3);
- O que faz Suzano (SUZB3);
- Governança corporativa Suzano (SUZB3);
- Sustentabilidade;
- Evolução na Bolsa de Valores;
- Como analisar a Suzano
O que faz Suzano (SUZB3)
Atualmente a Suzano Papel e Celulose é controlada pela Suzano Holding pertencente ao Grupo Suzano, seu portfólio de produtos é bastante diversificado eles vão desde:
- Papel “Imprimir e Escrever” revestido e não-revestido:
- Papel cartão;
- Papel tissue até celulose de mercado;
- Celulose fluff.
Suas operações estão espalhadas pelo Brasil, a companhia possui escritórios administrativos em Salvador (BA) e em São Paulo (SP), três fábricas integradas de celulose e papel, duas localizadas no estado de São Paulo (Unidade Suzano e Unidade Limeira) e uma no Estado da Bahia (Unidade Mucuri), uma fábrica de papel não-integrada no estado de São Paulo (Unidade Rio Verde), uma de produção de celulose no estado do Maranhão (Unidade Imperatriz), e a FuturaGene.
Governança corporativa Suzano (SUZB3)
No questão governança corporativa a companhia está no “Novo Mercado” junto à Bolsa de Valores de São Paulo (BM&BOVESPA) e listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), sua estrutura de governança, além de contar com; Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, sete comitês ajudam nas tomadas de decisões por parte da empresa, são estes:
- Comitê de Auditoria
- Comitê de Estratégia e Inovação
- Comitê de Sustentabilidade
- – Comitê de Gestão e Finanças
- Comitê de Pessoas
- Comitê de Remuneração
- Comitê de Elegibilidade
Sustentabilidade – Empresa ESG
Quando falamos de Papel e Celulose, pensamos também em impactos ambientais. Se tratando de sustentabilidade a companhia possui um comitê só para isso, seu modelo de negócio está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável. A empresa, assume premissas fundamentais na sua atuação em sustentabilidade tais como:
- Redução no consumo de água
- Ecoeficiência
- Mudanças Climáticas
Evolução da Suzano (SUZB3) na Bolsa de Valores
Como analisar a Suzano (SUZB3)
Receitas
As receita são provenientes, em sua maioria, da venda de papel e celulose.
Custos
Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida e logística.
Ativos
A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua grande maioria os ativos imobilizados. Destaque também para os ativos Intangível e Realizável a longo prazo.
Passivos
A empresa também apresenta uma maior concentração dos seus passivos no longo prazo. Sendo sua maior parte empréstimos e financiamentos.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.