Suzano (SUZB3)

Fundada em 1924 pelo imigrante ucraniano Leon Feffer, a Suzano S.A (SUZB3) é uma empresa de Papel e Celulose desde sua fundação. Iniciou sua primeira fábrica de papel em 1939 em São Paulo, desde então a empresa fez diversas aquisições importantes para a sua expansão.

No ano de 1975 a Suzano S.A (SUZB3), começou a exportar papel para Europa possibilitando ainda mais seu crescimento dentro e fora do Brasil, em 2010, a empresa adquiriu a FuturaGene empresa pioneira em biotecnologia e no aumento da produtividade para a indústria de base florestal, seus laboratórios estão localizados em Israel, China e Brasil. A empresa que abriu capital em 2012 continuou seu processo expansivo e em 2019, consolidou sua fusão com a empresa Fibria, dando início a Suzano Holding.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Suzano (SUZB3) passando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a Suzano (SUZB3);
  2. O que faz Suzano (SUZB3);
  3. Governança corporativa Suzano (SUZB3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução na Bolsa de Valores; 
  6. Como analisar a Suzano

O que faz Suzano (SUZB3)

Atualmente a Suzano Papel e Celulose é controlada pela Suzano Holding pertencente ao Grupo Suzano, seu portfólio de produtos é bastante diversificado eles vão desde:

  • Papel “Imprimir e Escrever” revestido e não-revestido:
  • Papel cartão;
  • Papel tissue até celulose de mercado;
  • Celulose fluff.

Suas operações estão espalhadas pelo Brasil, a companhia possui escritórios administrativos em Salvador (BA) e em São Paulo (SP), três fábricas integradas de celulose e papel, duas localizadas no estado de São Paulo (Unidade Suzano e Unidade Limeira) e uma no Estado da Bahia (Unidade Mucuri), uma fábrica de papel não-integrada no estado de São Paulo (Unidade Rio Verde), uma de produção de celulose no estado do Maranhão (Unidade Imperatriz), e a FuturaGene.

Governança corporativa Suzano (SUZB3)

No questão governança corporativa a companhia está no “Novo Mercado” junto à Bolsa de Valores de São Paulo (BM&BOVESPA) e listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), sua estrutura de governança, além de contar com; Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, sete comitês ajudam nas tomadas de decisões por parte da empresa, são estes: 

  • Comitê de Auditoria 
  • Comitê de Estratégia e Inovação 
  • Comitê de Sustentabilidade 
  • – Comitê de Gestão e Finanças
  • Comitê de Pessoas
  • Comitê de Remuneração 
  • Comitê de Elegibilidade

governança corporativa

governança corporativa conselho

Sustentabilidade – Empresa ESG

Quando falamos de Papel e Celulose, pensamos também em impactos ambientais. Se tratando de sustentabilidade a companhia possui um comitê só para isso, seu modelo de negócio está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável. A empresa, assume premissas fundamentais na sua atuação em sustentabilidade tais como: 

  • Redução no consumo de água 
  • Ecoeficiência  
  • Mudanças Climáticas

Evolução da Suzano (SUZB3) na Bolsa de Valores

evolução na bolsa de valores suzano

Como analisar a Suzano (SUZB3)

Receitas

As receita são provenientes, em sua maioria, da venda de papel e celulose.

resultado de receita suzano na bolsa de valores

Custos

Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida e logística. 

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante. Sendo sua grande maioria os ativos imobilizados. Destaque também para os ativos Intangível e Realizável a longo prazo.

receitas da suzano nos últimos anos

Passivos

A empresa também apresenta uma maior concentração dos seus passivos no longo prazo. Sendo sua maior parte empréstimos e financiamentos.

passivo e patrimonio liquido

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub