TC Traders Club (TRAD3) - TC

TC Traders Club (TRAD3)

O TC Traders Club S.A. (TRAD3) é uma das maiores comunidades para investidores da América Latina, que conecta, atualmente, mais de 470 mil usuários por meio de uma plataforma InfoTech, EduTech e TechFin.

O aplicativo possui features sociais, como espaço para fóruns de discussão e postagem de Trade Ideas, além de features técnicas e informacionais, como feed de notícias e estatísticas do mercado em tempo real, ferramentas analíticas e conteúdo educacional dedicado para suportar discussões, análises e decisões de investimento dos usuários.

Neste texto, buscaremos compreender melhor o TC Traders Club S.A. (TRAD3), elencando os seguintes pontos:

  • História do TC Traders Club S.A. (TRAD3);
  • O que faz o TC Traders Club S.A. e seu Modelo de Negócios (TRAD3);
  • Governança Corporativa;
  • Gráfico das Ações TRAD3 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

História do TC Traders Club S.A. (TRAD3)

O TC nasceu em abril de 2016, como um grupo de investidores dentro de um aplicativo de mensagens instantâneas, demonstrando vocação e força para reunir uma comunidade engajada desde suas origens.

O projeto foi idealizado e criado por três sócios com grande experiência no mercado financeiro e de capitais, que se conheceram no círculo online de entusiastas e adeptos do trading: Pedro Albuquerque Filho, CEO do TC e gestor do Fundo Cosmos (atualmente transferindo a gestão do fundo para terceiros); Israel Massa, CFO do TC; e Rafael Ferri, fundador e CEO da Startups BR.

A história do TC começa em 2016, com o lançamento do grupo de mensagens. Em 2017, o TC se consolidou no Slack, atingindo a marca de 10 mil investidores cadastrados, e inaugurou sua primeira rede.

No mesmo ano, a companhia conquistou suas primeiras parcerias institucionais com renomadas companhias como a Arko Advice e a corretora Modalmais. Já no final do ano, lançou seu primeiro plano pago: o TC Master.

O aplicativo do TC

Em 2018, o TC (TRAD3) lançou seu aplicativo nativo com apenas oito colaboradores. A companhia chegava à marca de 30 mil investidores cadastrados e lançava a versão beta do TC Mover.

A empresa ainda organizou o primeiro TC Day. O evento contou com a presença de gestores e analistas políticos. E lançou o serviço de notícias e inteligência de mercado: TC Mover Pro. Ao final daquele ano, o TC idealizou a primeira versão do Trade Ideas e lançou o Plantão Bovespa, além de outros serviços na plataforma.

Em 2019, a companhia passou a ter 25 colaboradores e lançou oficialmente o Trade Ideas. O TC News virou TC Mover e a área de informação passou por uma remodelagem total.

Naquela altura, a plataforma passava dos 100 mil cadastros. No final do ano, a companhia lançou a nova grade da TC School e reformulou a área de educação, encerrando 2019 com 200 mil cadastros e 40 colaboradores.

O ano de 2020 foi um dos mais marcantes na história da companhia. O TC (TRAD3) superou os 400 mil cadastros, mudou de sede duas vezes e passou de 200 colaboradores. A empresa ainda lançou planos alternativos do TC Master.

O que faz o TC Traders Club S.A. (TRAD3)

A comunidade do TC está no centro do modelo de negócios, sendo sustentada por três principais pilares estratégicos:

  1. Educação;
  2. Inteligência de mercado; e
  3. Data analytics.

Modelo de Negócios do TC

O modelo de negócios é projetado para reforçar o “efeito de rede” à medida que os usuários interagem, tanto na plataforma do TC, quanto em outras redes sociais de investimentos, não-exclusivas, via referências ao TC. Vários recursos sociais da plataforma, como feeds de interação, Trade Ideas, Lives, e eventos como palestras, foram projetados para reforçar o “efeito de rede” embutido no TC.

Atualmente, o TC (TRAD3) possui cerca de 473 mil usuários ativos na plataforma. São usuários que acessam a plataforma pelo menos uma vez por semana, e aqueles que utilizam o Sencon pelo menos uma vez ao ano (plataforma para declaração de imposto de renda).

O modelo de negócios asset light é escalável. Desta forma, o TC oferece produtos e serviços que buscam reforçar a comunidade e seus três pilares estratégicos.

Produtos da plataforma

TC Mover e Scoop

O TC Mover é uma empresa controlada pelo TC e tem o Mover e o Scoop como serviços de inteligência de mercado em tempo real, que oferecem notícias sobre diversos assuntos, como: política, criptoativos, companhias, mercado local e internacional.

A ferramenta conta com artigos e relatórios de parceiros altamente reconhecidos no mercado como Exame, BTG Pactual, Genial Investimentos, Eleven Financial Research, Mycap Investimentos e Banco Inter.

O TC Mover conta com uma equipe multidisciplinar de 30 pessoas elaborando conteúdo 24/7, com mais de 1200 artigos e 300 alertas diários, mais de 200 indicadores econômicos e a oferta de um programa “Espresso” com resumo das principais notícias, promovido três vezes ao dia, no formato de áudio.

O sócio responsável pelo desenvolvimento da área é Guillermo Parra-Bernal.

TC Matrix

O TC Matrix é uma empresa controlada pelo TC que fornece um serviço de data analytics que busca simplificar os dados disponíveis para os investidores.

Este produto oferece sistema de análise fundamentalista, informações financeiras de empresas listadas no Brasil, acesso direto para fatos relevantes e demais divulgações oficiais das companhias, como também o consenso das estimativas de mercado e recomendações de analistas.

Dentro do Matrix, além do sistema de dados fundamentalistas, há uma equipe de equity research, analistas macroeconômicos (liderados pela Economista-Chefe Fernanda Mansano) e consultores financeiros. Os sócios responsáveis pelo desenvolvimento da área são Felipe Pontes (CEO do Matrix) e Hugo Queiroz (Estrategista-Chefe do Matrix).

O TC Matrix é ainda apoiado pelo TC Labs, laboratórios de pesquisas que são responsáveis pelo desenvolvimento de modelos preditivos quantitativos de alto nível, baseados nas mais modernas práticas de pesquisa científica quantitativa e que dão suporte aos usuários do TC.

As principais áreas de desenvolvimento do TC Labs estão focadas em análises:

    1. Micro: previsão e estimativas dos fundamentos de companhias;
    2. Macro: projeções macroeconômicas;
    3. Microestrutura: modelos gerais usando microdata e HFT;
    4. Risco: modelos de análise de riscos aplicados a análises de portfólios e fundos;

TC School

O TC School é o “braço” do TC que possui a missão de disseminar a educação financeira pelo Brasil. O sócio responsável por esta área é Felipe Pontes. O School engloba quatro principais produtos, sendo eles:

1. Blog School

O blog do TC abrange publicações de artigos gratuitos dos mais diversos assuntos do mercado financeiro, na plataforma;

2. Academy

Com conteúdo educacional focado no mercado de investimentos brasileiro e internacional, possuindo mais de 30 cursos e mais de 135 horas de conteúdo educacional, cobrindo assuntos e aulas de nível inicial até avançado e profissional, além de abranger diversas áreas de estudo, como a escola da análise fundamentalista; análise técnica; análise de fluxo; e análise quant.

Os cursos são desenvolvidos por uma equipe com extensa experiência no mercado financeiro, sólida formação acadêmica (alguns Professores com mestrado e/ou doutorado), todos sendo profissionais de referência no mercado em suas respectivas áreas;

3. TC Experience

O produto ofereceexperiência de imersão única que busca formar um investidor completo. O investidor completo é aquele que consegue navegar com tranquilidade por todas as escolas de análise todos os mercados.

A ideia da Diretoria Educacional do TC é que este seja o treinamento padrão e básico para qualquer pessoa que queira trabalhar no mercado financeiro ou que queira simplesmente se tonar um investidor completo;

4. TC Educa

Com planos de educação financeira para colaboradores e consultoria, voltados para clientes institucionais (B2B); e

Torneios do TC

Os eventos são as competições promovidas pelo TC, com o objetivo de fomentar o engajamento da comunidade. Os principais torneios são:

  • Torneio de Carteiras, que funciona como uma simulação para investidores praticarem operações; e
  • Campeonato de Análise Fundamentalista, voltado para fomentar o estudo de análise de investimento entre universidades de todo o Brasil.

Station

É o canal multimídia dedicado à produção de conteúdo audiovisual sobre mercado financeiro. O Station é composto pela TC Rádio, uma feature dentro da plataforma que dissemina informação sobre o mercado financeiro das 7h às 21h, de segunda a sexta.

A Rádio possui um schedule com horários determinados para cada tipo de programação, incluindo a participação de convidados externos ao TC, como: Michel Temer, Aline Cardoso, Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Amorim, Tarcísio Freitas, entre outros.

Os sócios responsáveis pela estruturação da Station são Guillermo Parra-Bernal e Pedro Albuquerque.

Sencon

Aquisição feita recentemente que ampliou o portfólio de serviços oferecidos no ecossistema do TC. A Sencon facilita o processo de cálculo do imposto de renda dos investidores, além de simular, classificar suas operações e calcular o retorno histórico das carteiras dos investidores.

Serviços Oferecidos pelo TC (TRAD3)

Os planos de assinatura oferecidos aos usuários permitem acesso, de forma diferenciada, aos produtos da plataforma. Atualmente, são seis planos no portfólio:

TC Start

O serviço busca atrair mais usuários para a base do TC, suportando um modelo de negócios “freemium”.

Fazendo o cadastro gratuito, o usuário ganha, dentre outros benefícios e cursos, o curso TC Start, completo e rápido para todos aqueles que querem aprender a investir da forma correta, com uma linguagem muito fácil de aprender e praticar.

TC Mover

Plano mais básico do TC, direcionado a investidores de nível intermediário. O plano inclui produtos adicionais como alertas urgentes sobre notícias de alto impacto no mercado, atualizações sobre os principais eventos do dia e todas as features do plano TC Start.

TC Master e TC Master Pro

Produtos básicos, direcionados a investidores em geral, combinando acesso exclusivo ao canal, Trade Ideas (acesso pleno), Webinars, TC Mover, TC Matrix, TC Academy e relatórios de Research (análise de ações) de parceiros altamente reconhecidos no mercado como Banco do Brasil, Banco Inter, Banco BTG Pactual, Benndorf Research, Exame Invest Pro, Eleven Financial, Genial Investimentos/Brasil Plural, MyCap, TC Matrix Research e XP Investimentos.

TC Premium

Plano lançado em fevereiro de 2021 que possui foco em investidores de nível intermediário-avançado, ou que queiram ser mentorados a partir do zero, com mais de R$200 mil de capital investido, que buscam maior lucratividade por meio de soluções personalizadas.

O TC Premium agrega também tudo o que está disponível no Plano Master.

TC Private

Plano focado em investidores de alto nível, com mais de R$5 milhões de capital investido, que buscam maior lucratividade com soluções ultra personalizadas.

O TC Private inclui todos os serviços do TC Master e TC Premium, além de oferecer acesso direto à equipe de fundadores e funcionários do TC Traders Club (TRAD3), como reuniões semanais, jantares, palestras exclusivas e serviço de Concierge.

Governança Corporativa

A gestão do TC (TRAD3) é apoiada por uma estrutura de governança composta por comitês executivos de assessoramento à administração, incluindo o Comitê de Ética e Compliance e o Comitê de Auditoria.

A administração do TC possui um amplo conjunto de políticas e procedimentos internos que regem suas operações:

  • Código de Ética e Conduta;
  • Política de Divulgação de Informações, de Gerenciamento de Riscos, de Negociação, de Indicação, de Remuneração, de Transações com Partes Relacionadas, de Investimentos Pessoais, entre outros.

O Conselho de Administração é composto por sete membros, sendo três deles membros independentes. A equipe de gestão experiente inclui profissionais competentes nas áreas de tecnologia e serviços financeiros.

O Conselho de Administração é composto por: Omar Ajame (Presidente do Conselho), Pedro Albuquerque (Vice-Presidente do Conselho), Guillermo Parra-Bernal (Conselheiro – Membro Efetivo), Felipe Pontes (Conselheiro e Diretor Estatutário), Edison Ticle (Conselheiro Independente), Pedro Conrade (Conselheiro Independente) e Gustavo Chamati (Conselheiro Independente).

Como analisar a empresa TC (TRAD3)

Como a maioria das companhias de Software e TI, seu modelo de negócios baseia-se no Software as a Service (SaaS), cuja principal fonte de geração de caixa é baseada no modelo de assinatura ou subscrição (“subscription business model”). Dos assinantes, cerca de 95% são assinantes de planos anuais.

Receitas e Despesas

O TC (TRAD3) gera receitas por meio das vendas de assinaturas e treinamentos. O objetivo é o desenvolvimento profissional e gerencial com foco na área financeira e empresarial realizados por meio da plataforma.

Ativos e Passivos

O ativo circulante da companhia se destaca pelo valor significativo de caixa e equivalentes. Com a primeira emissão de debêntures da companhia, houve a entrada de aproximadamente R$72,8 milhões.

Já no ativo não-circulante, destaque para o intangível com aquisições de softwares e goodwill por meio da combinação de negócios na aquisição da Sencon.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você poderá fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais.

Referências

OFERTAS EM ANÁLISE – PRIMÁRIAS – AÇÕES – TC TRADERS CLUB SA. Disponível em: <http://sistemas.cvm.gov.br/asp/cvmwww/registro/ofertas2/ProcAcao.asp?Proc=RJ/2021-02771>. Acesso em: 19 jul. 2021.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub