Technos (TECN3) - TC

Technos (TECN3)

A empresa inicia suas operações aqui no Brasil em 1956 como representante da marca Technos. Atualmente, a empresa é líder no mercado de relógios no Brasil há mais de 15 anos, de acordo com os dados da SUFRAMA. Para isto, a companhia possui um portfólio de 6 empresas próprias, que assim, podem atender aos variados públicos e condições sociais.  Como também, uma espécie de franquia para distribuição de produtos de 7 marcas detidas por terceiros.

Neste texto, buscaremos compreender a empresa Technos (TECN3) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Technos (TECN3);
  2. Governança corporativa Technos (TECN3);
  3. Evolução na Bolsa de Valores;
  4. Como analisar a Technos (TECN3);

O que faz Technos (TECN3)

Em 1982, a controlada Technos da Amazônia Indústria e Comércio S.A. (“TASA”), inaugurou uma unidade de montagem e distribuição de relógios em Manaus, que passou a alimentar todo o mercado nacional. Dentre esses e outros fatores, no final da década de 80 para os anos 90 a Technos se consolidou até os dias atuais como empresa líder no varejo de relógios brasileiro. A marca Technos era uma marca norueguesa, que em 2001 foi adquirida pela TASA.

Além disso, é em 2002 que adentra o segundo braço operacional do negócio da empresa. Isso porque, neste ano, a Technos celebra seu primeiro contrato de licenciamento e/ou distribuição de marcas de terceiros com a empresa Mormaii. Esta empresa está até os dias atuais neste segmento operacional da companhia e é principal contribuinte de receitas entre as empresas que participam do contrato. Além desta, atualmente também participam do contrato: Fossil, Michael Kors, Armani Exchange, Emporio Armani, Diesel e Skagen.

Em 2008 a empresa passa por uma reestruturação acionária e consequentemente de gestão dos negócios. Isso porque, o adquirente do controle da Technos foi o fundo GMT. Fundo tal que, possuía gestores renomados do mercado e acionistas executivos da companhia, possibilitando assim, uma ganho de eficiência na gestão dos negócios. Em 2011, realiza seu IPO diretamente no Novo Mercado e funda a controlada SCS Comércio de Acessórios de Moda Ltda., responsável atividades de varejo da empresa.

Atualmente, no portfólio da companhia é composto pelas seguintes empresas: Technos, Touch, Euro, Allora, Condor, e Dumont. Cada qual com um segmento específico do mercado a ser atendido, além também de prática de variados valores agregados. Enfim, das 13 empresas que a Technos utiliza para rentabilizar seu modelo de negócios, 78% das receitas advém das marcas próprias. 

Governança corporativa Technos (TECN3)

 No quesito governança corporativa, a companhia está listada no “Novo Mercado” junto à BMF&BOVESPA atualmente B3. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Evolução da Technos (TECN3) na Bolsa de Valores

Como analisar a Technos (TECN3)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da venda de relógios.

Custos

Os custos da empresa são, em sua maior parte, o custo do produto vendido e distribuição. 

Ativos

A empresa tem seu ativo mais concentrado no curto prazo. Sendo a conta mais representativa a de Contas a Receber. 

 

Passivos

A empresa tem seu passivo bem dividido entre curto e longo prazo. No passivo circulante, a conta mais representativa é a de Fornecedores. No passivo não circulante, a mais representativa é a de Provisões.

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub