A empresa inicia suas operações aqui no Brasil em 1956 como representante da marca Technos. Atualmente, a empresa é líder no mercado de relógios no Brasil há mais de 15 anos, de acordo com os dados da SUFRAMA. Para isto, a companhia possui um portfólio de 6 empresas próprias, que assim, podem atender aos variados públicos e condições sociais. Como também, uma espécie de franquia para distribuição de produtos de 7 marcas detidas por terceiros.
Neste texto, buscaremos compreender a empresa Technos (TECN3) passando pelos seguintes pontos:
- O que faz Technos (TECN3);
- Governança corporativa Technos (TECN3);
- Evolução na Bolsa de Valores;
- Como analisar a Technos (TECN3);
O que faz Technos (TECN3)
Em 1982, a controlada Technos da Amazônia Indústria e Comércio S.A. (“TASA”), inaugurou uma unidade de montagem e distribuição de relógios em Manaus, que passou a alimentar todo o mercado nacional. Dentre esses e outros fatores, no final da década de 80 para os anos 90 a Technos se consolidou até os dias atuais como empresa líder no varejo de relógios brasileiro. A marca Technos era uma marca norueguesa, que em 2001 foi adquirida pela TASA.
Além disso, é em 2002 que adentra o segundo braço operacional do negócio da empresa. Isso porque, neste ano, a Technos celebra seu primeiro contrato de licenciamento e/ou distribuição de marcas de terceiros com a empresa Mormaii. Esta empresa está até os dias atuais neste segmento operacional da companhia e é principal contribuinte de receitas entre as empresas que participam do contrato. Além desta, atualmente também participam do contrato: Fossil, Michael Kors, Armani Exchange, Emporio Armani, Diesel e Skagen.
Em 2008 a empresa passa por uma reestruturação acionária e consequentemente de gestão dos negócios. Isso porque, o adquirente do controle da Technos foi o fundo GMT. Fundo tal que, possuía gestores renomados do mercado e acionistas executivos da companhia, possibilitando assim, uma ganho de eficiência na gestão dos negócios. Em 2011, realiza seu IPO diretamente no Novo Mercado e funda a controlada SCS Comércio de Acessórios de Moda Ltda., responsável atividades de varejo da empresa.
Atualmente, no portfólio da companhia é composto pelas seguintes empresas: Technos, Touch, Euro, Allora, Condor, e Dumont. Cada qual com um segmento específico do mercado a ser atendido, além também de prática de variados valores agregados. Enfim, das 13 empresas que a Technos utiliza para rentabilizar seu modelo de negócios, 78% das receitas advém das marcas próprias.
Governança corporativa Technos (TECN3)
No quesito governança corporativa, a companhia está listada no “Novo Mercado” junto à BMF&BOVESPA atualmente B3. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.
Evolução da Technos (TECN3) na Bolsa de Valores
Como analisar a Technos (TECN3)
Receitas
As receita são oriundas, em sua maior parte, da venda de relógios.
Custos
Os custos da empresa são, em sua maior parte, o custo do produto vendido e distribuição.
Ativos
A empresa tem seu ativo mais concentrado no curto prazo. Sendo a conta mais representativa a de Contas a Receber.
Passivos
A empresa tem seu passivo bem dividido entre curto e longo prazo. No passivo circulante, a conta mais representativa é a de Fornecedores. No passivo não circulante, a mais representativa é a de Provisões.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.