Como e por que investir na Telebrás (TELB4) - TC

Telebrás (TELB4)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa TELEBRÁS S.A. (TELB4) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a TELEBRÁS (TELB4);
  2. O que faz a TELEBRÁS (TELB4)
  3. Modelo de negócio da TELEBRÁS (TELB4);
  4. Governança corporativa TELEBRÁS (TELB4);
  5. Sustentabilidade;

Quem é a TELEBRÁS (TELB4)

A Telebrás é uma companhia de economia mista, ou seja, a companhia é formada pela iniciativa privada e pelo estado. A TELB4 foi criada em 1972, foi desativada em 1998 após o processo de privatização, mas foi reativada em 2010.

O que faz a TELEBRÁS (TELB4)

  A Telebrás (TELB4) atua fortemente na promoção de políticas públicas de inclusão digital do Estado, bem como atende também fornecendo soluções para as demandas da administração pública relacionadas aos serviços de conexão. 

Por outro lado, a companhia atua também promovendo incentivos para o desenvolvimento do mercado de telecomunicação por meio do fornecimento da estrutura instalada de banda larga para provedores regionais espalhados pelo país. Além disso, a TELB4 é a companhia responsável pela rede privada do governo.  

Modelo de negócio da TELEBRÁS (TELB4)

 A TELB4 atua principalmente na prestação de serviços para a administração pública levando soluções de serviços de conexão. Com uma estrutura instalada que é composta por uma rede óptica de alta resistência, bem como uma ampla cobertura de satélite que abrange todo o território nacional, a Telebrás também atua levando internet para o consumidor final, mas só nas regiões onde não há internet, buscando promover, dessa forma, o incentivo para que outras empresas privadas que prestam esse tipo de serviço ocupem as regiões desassistidas. 

Governança corporativa TELEBRÁS (TELB4)

A TELB4 é bem transparente no quesito de apresentação das informações, ou seja, o site possui uma boa quantidade de informações que são dispostas em uma fácil navegabilidade. Além disso, vale lembrar que a companhia possui o Estado por sócio e que para muitos investidores isso pode não ser visto com bons olhos. 

Fonte: TC Matrix.

A companhia possui a união como acionista majoritário e possui apenas 2,889% de free float

Além disso, a estrutura da companhia possui a seguinte composição:

  • Conselho de Administração 
  • Conselho Fiscal 
  • Diretoria Executiva 
  • Comitê de Auditoria
  • Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração 

Por outro lado, a Telebrás também disponibiliza uma série de documentos com o objetivo de ser o mais transparente possível e buscando mitigar um dos principais riscos das empresas estatais, que é a corrupção. 

Sustentabilidade

A Telebrás não divulga relatório de sustentabilidade, mas apresenta um Relatório Integrado. Nesse relatório, a companhia informa o que adota no quesito sustentabilidade. Basicamente, de acordo com o relatório de 2019, os contratos da Telebrás possuem uma cláusula padrão nos contratos sobre sustentabilidade socioambiental.  

Evolução da TELEBRÁS (TELB4) na Bolsa de Valores

A TELB4 possui ações ordinárias e preferenciais negociadas na B3. 

Fonte: TC Matrix.

A diferença no nível de preço das ações ordinárias e preferenciais é bem relevante e bem maior do que é normalmente observado nas companhias que negociam esses dois tipos de ações. 

Entretanto, vale observar que a maior quantidade de ações da companhia é ordinária e está na mão do estado, o que pode explicar uma maior valorização das ações ordinárias em circulação. 

Setor e concorrentes da TELEBRÁS (TELB4)

Embora a Telebrás atue no setor de telecomunicações, a companhia possui um foco bem específico principalmente na administração e com o objetivo de promover o acesso à internet em regiões onde não há cobertura das demais empresas do setor e incentivar para que elas atendam as regiões. 

Como analisar a TELEBRÁS (TELB4)

Receitas

A receita operacional da Telebrás advém principalmente da prestação de serviços relacionados a telecomunicações, além das subvenções orçamentárias.   

Custos

Os principais custos da companhia estão relacionados à própria prestação de serviços, bem como à manutenção das instalações físicas da empresa. 

Ativos

Em relação ao balanço patrimonial, historicamente é composto por um peso maior pelo ativo imobilizado, dado a própria característica da companhia, ou seja, o setor de telecomunicações exige por si só uma maior alocação de ativos físicos. 


Fonte: TC Matrix. 

Passivos

Em relação ao passivo da Telebrás, historicamente a companhia apresenta uma composição formada principalmente pelo passivo não circulante, mais especificamente composto pela conta “Outras obrigações”.  

Referências 

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados. 

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub