Fundada em 1998 através da aquisição da Companhia de Telecomunicações do Rio Grande do Sul e da Telesp, a Telefônica Brasil S.A. é uma empresa de telecomunicação dona da operadora Vivo (incorporada no ano de 2012). Em 2015 adquiriu a empresa de internet GVT na qual se fundiu com a vivo no ano seguinte.
Neste texto, buscaremos compreender a empresa Telefônica (VIVT4) passando pelos seguintes pontos:
- O que faz Telefônica (VIVT4);
- Governança corporativa Telefônica (VIVT4);
- Telefônica é uma empresa ESG?;
- Evolução na Bolsa de Valores;
- Como analisar a Telefônica (VIVT4);
O que faz Telefônica (VIVT4)
Dentro do seu portfólio a empresa oferta diversos produtos e serviços, tais como:
- Telefonia móvel
- Telefonia fixa
- Banda larga
- Ultra banda larga
- Dados e serviços digitais
- TV por assinatura
No ano de 2018 a empresa contabilizada 95 milhões de clientes, atualmente sua estratégia baseia-se nos serviços de dados, sua cobertura 4G alcança quase 90% da população brasileira.
Governança corporativa Telefônica (VIVT4)
No quesito governança corporativa, a companhia está listada na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&BOVESPA) e na Bolsa de Nova Iorque (NYSE). Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.
Telefônica é uma empresa ESG?
Por fim, a empresa possui políticas socioambientais bastante significantes e está engajada com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), entre das quais pode-se destacar no âmbito social a criação da Fundação Telefônica Vivo onde busca capacitar jovens de forma digital. Além disso toda a energia de suas operações advém de fontes renováveis, ademais possui o Programa Recicle onde coleta celulares, carregadores e baterias sem uso estimulando o descarte ecológico desses materiais.
Evolução da Telefônica (VIVT4) na Bolsa de Valores
Como analisar a Telefônica (VIVT4)
Receitas
As receita são oriundas, em sua maior parte, da mensalidade proveniente da prestação de serviços.
Custos
Os custos são, em essência, o custos operacionais e manutenção das linhas.
Ativos
A empresa tem seu ativo mais concentrado no longo prazo. Sendo as contas mais representativas as de ativos Imobilizados e Intangíveis.
Passivos
A empresa tem seu passivo bem dividido entre curto e longo prazo. No passivo circulante, a conta mais representativa é a de Fornecedores. Já no passivo não circulante, a mais representativa é a de Empréstimos e Financiamentos.
Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.