Como e porque investir na Tenda (TEND3)? | TC

Tenda (TEND3)

Fundada em 1993, com foco em habitação popular sendo destaque em projetos padronizados, a Construtora Tenda S.A. é uma das maiores incorporadoras do país no setor de construção civil brasileiro, em volume total de lançamentos e vendas contratadas líquidas, atuando nas maiores regiões metropolitanas do país.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Construtora Tenda S.A. (TEND3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz Tenda (TEND3)
  2. Governança corporativa Tenda (TEND3)
  3. Tenda é uma empresa ESG?
  4. Performance de TEND3 na Bolsa de Valores
  5. Como analisar a Tenda (TEND3)

O que faz Tenda (TEND3)

A partir de sua fundação até o ano de 2006, foi um período marcado pela expansão da área de atuação da construtora, deixando de estar presente somente no mercado mineiro, mas também se mostrando presente em outras grandes metrópoles como: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Vitória. 

No ano de 2008, a construtora Gafisa adota a Tenda como uma de suas controladoras, objetivando iniciar no mercado de baixa renda, que, com a criação do projeto Minha Casa Minha Vida (MCMV) em 2009, permitiu um grande ciclo de expansão da companhia no mercado. Até que após adquirir 60% da Tenda, a Gafisa começa uma operação de expansão e remodelação, resultando na fusão das duas empresas no ano de 2010.

A empresa tem conseguido obter bons resultados nos últimos anos, entregando habitação de alta qualidade e bem localizada, com o menor preço possível. O grupo acredita que esses resultados são fruto do novo modelo de negócios adotado em 2013. Desde essa época a Tenda deu foco na diminuição intensa de seus custos, o segredo foi a padronização.

Em suma, esse seu modelo de negócio possui 3 pilares: produtos padronizados, coordenação entre atores e continuidade produtiva. A partir de 2018, começa a lançar empreendimentos com torres mais altas, conectando-se a bairros cada vez mais próximos ao centro das grandes cidades. Assim, a companhia consegue atingir uma velocidade de vendas bastante superior à de seus concorrentes relevantes por causa da alta capilaridade dos produtos de seu portfólio.

Governança corporativa Tenda (TEND3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Diretores da Tenda (TEND3)

Tenda é uma empresa ESG?

O foco em habitação popular e prédios padronizados, permite a busca por ganhos de escala e melhoria contínua, melhoria que concede a diminuição do custo de construção. A Companhia está submetida a leis e regulamentos municipais, estaduais e federais relativos à proteção do meio ambiente. Antes de qualquer aquisição, a Tenda avalia todos as questões ambientais relevantes. 

Evolução da Tenda (TEND3) na Bolsa de Valores

Evolução da ação TEND3 na Bolsa de Valores

Como analisar a Tenda (TEND3)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da incorporação e comercialização de imóveis.

Custos

Os custos são, em essência, o custo da construção, incorporação e venda.

Resultado de Tenda (ação TEND3)

Ativos

Em Ativos da Tenda, pode-se encontrar Imóveis a Comercializar e Terrenos Destinados a Venda, e o saldo de clientes por incorporação de imóveis, como é possível de se visualizar na análise vertical da conta de estoques.

Ativos de Tenda (ação TEND3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub