TOTVS (TOTS3)

A TOTVS (TOTS3) foi fundada em 1983 por Laércio Cosentino e Ernesto Haberkorn, na época com nome de Microsiga Software S.A., com o objetivo de prover soluções de gestão empresarial à empresas de pequeno e médio porte.

Em 1999 a empresa é comprada pelo private equity Advent, o qual atua na gestão da companhia até 2006 quando a empresa abre seu capital na B3 (sendo a primeira companhia de softwares a abrir capital na América Latina).

Hoje, com uma base de 30 mil clientes espalhados por 41 países e 7000 funcionáras, a TOTVS é líder de Market Share em Softwares de gestão empresarial (“ERP”) no Brasil, com mais de 50% de participação no mercado. Na América Latina, possui 30% de acordo com o estudo “Software Market Share Enterprise Application 2020” emitido pela Gartnet.

Neste texto, buscaremos compreender a empresa TOTVS (TOTS3) passando pelos seguintes pontos:

  • O que faz a TOTVS (TOTS3);
  • Governança corporativa da TOTVS (TOTS3);
  • Evolução das ações TOTS3 na Bolsa de Valores;
  • Como analisar a TOTVS (TOTS3);

O que faz a TOTVS (TOTS3)

A Companhia faz parte do setor de Tecnologia e Informação, com um propósito de “simplificar o mundo dos negócios”, desenvolvendo, comercializando e implementando ferramentas/plataformas de ERP, de acordo como core business do cliente (B2B).

Atualmente, a empresa atende empresas de 12 segmentos de negócios diferentes – agroindústria, construção e projetos, distribuição, educacional, serviços financeiros, hospitalidade e turismo, jurídico, logística, manufatura, saúde, serviços e varejo.

Hoje em dia, o desafio da empresa é construir um ecossistema que engloba 3 dimensões:

  • Gestão, com plataformas de ERP, RH e Verticais;
  • Techfin – barateando acesso ao crédito e demais serviços financeiros; e
  • Business performance, ajudando o cliente a vender mais e melhor através de inteligência artificial, machine learning e cloud.

A companhia possui um plano de crescimento inorgânico (aquisições) baseado em quatro pilares:

  • Defender o core business (RH/back office);
  • Aprofundar atuação nas soluções verticais;
  • Alavancar capacidade de cross-selling; e
  • Aumentar penetração nos mercados potenciais (techfin e performance).

Governança Corporativa TOTVS (TOTS3)

As ações da empresa (TOTS3) estão listadas no segmento de governança corporativa “Novo Mercado” junto à BM&BOVESPA. Dessa forma, todas as ações possuem final 3 (ON), consequentemente, todos os acionistas possuem direito a voto nas assembléias e Tag Along de 100%.

Evolução da TOTVS (TOTS3) na Bolsa de Valores

Como analisar a TOTVS (TOTS3)

Receitas (4T20)

O segmento de tecnologia (negócios de software citados no O Que a TOTS Faz:) representa ~90% da Receita Bruta da companhia, com o restante sendo representado pela área de Produtos de Crédito. Da Receita Bruta, 80% é representada por receitas recorrentes e os outros 20% não recorrente é formado pela Receita de licenças e serviços.

Custos e Despesas (3T20)

Como característico de empresas light asset (tecnologia em geral), há uma necessidade de altos gastos com P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), a fim de se manterem modernizados. Haja visto que tais gastos não necessariamente correspondem à uma receita futura, são levados ao Resultado como Despesa do período, o que justifica 55% da Receita Bruta.

Ativo

Como a TOTVS é uma empresa de software (light asset), é justificável a Companhia ter uma concentração (31%) no Ativo Intangível, Recebíveis (29%) e Caixa (20%). O Ativo Intangível é majoritariamente formado pelo ágio (expectativa de rentabilidade futura) oriundo das aquisições da Companhia.

Passivo

No seu Passivo chama atenção o valor de R$ 1,5 bilhões em Outras Obrigações, o qual corresponde à obrigação de Cotas seniores e Mezanino. O restante está mais presente em pagamento de funcionários (4%) e Empréstimos (3%).

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub