A Trisul S.A. (TRIS3) é uma construtora de alto e médio padrão com mais de 30 anos de experiência no mercado de construção civil. Em toda a sua história já foram lançados mais de 200 empreendimentos imobiliários, especialmente em São Paulo (capital) e na Grande São Paulo, além de atender 20 cidades do interior de SP e no litoral paulista, além do Distrito Federal (DF).
Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Trisul S.A. (TRIS3) elencando os seguintes pontos:
- O que faz a Trisul (TRIS3);
- Modelo de negócio da Trisul (TRIS3);
- Governança corporativa Trisul (TRIS3);
- Sustentabilidade;
- Gráfico das ações TRIS3 na Bolsa de valores;
- Como analisar a empresa.
O que faz a Trisul (TRIS3)
A Trisul possui como principal fonte de receita a comercialização de empreendimentos, ou seja, a Trisul compra os terrenos para construção, executa a obra e comercializa.
Modelo de negócio da Trisul (TRIS3)
A Trisul tem o foco nos segmentos imobiliários de médio e alto padrão e aposta na localização dos empreendimentos na zona Sul e zona Oeste de São Paulo – SP, que apresentam o m² mais caro da cidade. Com terrenos de 2.500m², em média, e um valor médio de vendas próximo a R$ 100 milhões, a construtora consegue boas margens. Além disso, os empreendimentos são construídos em regiões com ótima infraestrutura logística e urbana, que configuram um maior valor agregado aos imóveis da Trisul.
Governança corporativa Trisul (TRIS3)
No quesito governança corporativa, a empresa abriu capital no ano de 2007 e está listada como “Novo Mercado” junto à Bovespa, atual B3. Além disso, possui um free float de 43,43%. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Executivo.
Sustentabilidade
No que compete a sustentabilidade, a empresa possui uma política consistente. Por se tratar de uma empresa de construção civil, ela está ciente das externalidades causadas pelo seu segmento. Entre suas metas ambientais está o processo de certificação AQUA – projeto que tem como principal objetivo promover edificações que, durante sua construção, vida útil e desconstrução, gerem baixos impactos ambientais. A certificação AQUA garante o bem-estar, a saúde de seus usuários e a viabilidade econômica dos empreendimentos.
Além disso a empresa criou o programa Sustentabilidade das Obras (PSO), que tem como objetivo estabelecer um padrão de sustentabilidade em seus canteiros e nas comunidades do entorno, dentre suas ações estão: compra de materiais sustentáveis; controle do ruído; responsabilidade social e comunidade do entorno; educação ambiental e terreno sustentável.
Gráfico das ações TRIS3 na Bolsa de valores
As ações da Trisul (TRIS3) saíram de um histórico de estagnação no período entre 2015 e 2017 para um estágio de alta das ações TRIS3 iniciado no final de 2017, e ainda mais intenso em 2018. Como boa parte das empresas da Bolsa, a Trisul também foi afetada pela pandemia do novo coronavírus, mas já vem retomando ao patamar do período anterior à crise.
Setor e concorrentes da Trisul (TRIS3)
O setor da construção civil se configura como um setor relevante na geração de emprego e renda para o país. Sendo assim, há várias empresas situadas neste setor, entretanto a maior parte delas atendem ao público de menor poder aquisitivo. Diante disso, uma das principais concorrentes da Trisul é a Mitre (MTRE3). A Mitre também atua em São Paulo atendendo ao público de média e de alta renda. Além disso, a Mitre também está lista na B3.
Como analisar a Trisul (TRIS3)
Receitas
A receita da Trisul (TRIS3) é originada a partir das vendas dos empreendimentos.
Custos
Os principais custos da Trisul são relacionados à aquisição dos terrenos, além dos materiais necessários para a construção dos empreendimentos. Por outro lado, os custos também podem ser impactados por meio de eventuais atrasos nas obras.
Ativos
Os ativos mais importantes para a Trisul (TRIS3) são os estoques, o caixa e as contas a receber.
Passivos
Em relação ao passivo, a Trisul apresenta uma maior participação da conta outras obrigações.