Trisul (TRIS3)

A Trisul S.A. (TRIS3) é uma construtora de alto e médio padrão com mais de 30 anos de experiência no mercado de construção civil. Em toda a sua história já foram lançados mais de 200 empreendimentos imobiliários, especialmente em São Paulo (capital) e na Grande São Paulo, além de atender 20 cidades do interior de SP e no litoral paulista, além do Distrito Federal (DF).

Nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Trisul S.A. (TRIS3) elencando os seguintes pontos:

  1. O que faz a Trisul (TRIS3);
  2. Modelo de negócio da Trisul (TRIS3);
  3. Governança corporativa Trisul (TRIS3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Gráfico das ações TRIS3 na Bolsa de valores;
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Trisul (TRIS3)

A Trisul possui como principal fonte de receita a comercialização de empreendimentos, ou seja, a Trisul compra os terrenos para construção, executa a obra e comercializa.

Modelo de negócio da Trisul (TRIS3)

A Trisul tem o foco nos segmentos imobiliários de médio e alto padrão e aposta na localização dos empreendimentos na zona Sul e zona Oeste de São Paulo – SP, que apresentam o m² mais caro da cidade. Com terrenos de 2.500m², em média, e um valor médio de vendas próximo a R$ 100 milhões, a construtora consegue boas margens. Além disso, os empreendimentos são construídos em regiões com ótima infraestrutura logística e urbana, que configuram um maior valor agregado aos imóveis da Trisul.

Governança corporativa Trisul (TRIS3)

No quesito governança corporativa, a empresa abriu capital no ano de 2007 e está listada como “Novo Mercado” junto à Bovespa, atual B3. Além disso, possui um free float de 43,43%. Sua estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Executivo.

Sustentabilidade

No que compete a sustentabilidade, a empresa possui uma política consistente. Por se tratar de uma empresa de construção civil, ela está ciente das externalidades causadas pelo seu segmento. Entre suas metas ambientais está o processo de certificação AQUA – projeto que tem como principal objetivo promover edificações que, durante sua construção, vida útil e desconstrução, gerem baixos impactos ambientais. A certificação AQUA garante o bem-estar, a saúde de seus usuários e a viabilidade econômica dos empreendimentos.

Além disso a empresa criou o programa Sustentabilidade das Obras (PSO), que tem como objetivo estabelecer um padrão de sustentabilidade em seus canteiros e nas comunidades do entorno, dentre suas ações estão: compra de materiais sustentáveis; controle do ruído; responsabilidade social e comunidade do entorno; educação ambiental e terreno sustentável.

Gráfico das ações TRIS3 na Bolsa de valores

As ações da Trisul (TRIS3) saíram de um histórico de estagnação no período entre 2015 e 2017 para um estágio de alta das ações TRIS3 iniciado no final de 2017, e ainda mais intenso em 2018. Como boa parte das empresas da Bolsa, a Trisul também foi afetada pela pandemia do novo coronavírus, mas já vem retomando ao patamar do período anterior à crise.

Setor e concorrentes da Trisul (TRIS3)

O setor da construção civil se configura como um setor relevante na geração de emprego e renda para o país. Sendo assim, há várias empresas situadas neste setor, entretanto a maior parte delas atendem ao público de menor poder aquisitivo. Diante disso, uma das principais concorrentes da Trisul é a Mitre (MTRE3). A Mitre também atua em São Paulo atendendo ao público de média e de alta renda. Além disso, a Mitre também está lista na B3.

Como analisar a Trisul (TRIS3)

Receitas

A receita da Trisul (TRIS3) é originada a partir das vendas dos empreendimentos.

Custos

Os principais custos da Trisul são relacionados à aquisição dos terrenos, além dos materiais necessários para a construção dos empreendimentos. Por outro lado, os custos também podem ser impactados por meio de eventuais atrasos nas obras.

Ativos

Os ativos mais importantes para a Trisul (TRIS3) são os estoques, o caixa e as contas a receber.

Passivos

Em relação ao passivo, a Trisul apresenta uma maior participação da conta outras obrigações.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub