Como e por que investir em ações da Trocafone - TC

Trocafone

A Trocafone é uma empresa que atua no setor de compra e venda de smartphones e tablets seminovos, fornecendo garantia que funciona como aparelhos novos.

O negócio é baseado na cultura de Recommerce, os aparelhos são comercializados pelo e-commerce da trocafone.com e por alguns quiosques. 

Neste texto, buscaremos compreender melhor a Trocafone (ticker3), elencando os seguintes pontos:

  1. História da Trocafone (Ticker3);
  2. O que faz a Trocafone e Seu Modelo de Negócios (Ticker3);
  3. Governança Corporativa;
  4. Gráfico das Ações da Trocafone  na Bolsa de Valores; e
  5. Como analisar a empresa.
  6. Referências

História da Trocafone


A ideia da companhia surgiu após um dos fundadores ter uma péssima experiência ao comprar um celular seminovo nas plataformas existentes à época.  Ao verificar que estavam diante de uma grande oportunidade de mercado, Guillermo Freire e Guillermo Arslanian fundaram a Trocafone em 2014.

Em 2015, a companhia lançou seu primeiro website, e logo depois realizou seu primeiro contrato trade-in com a Samsung, com o trade-in, o cliente teria a possibilidade de trocar seu aparelho usado por um desconto na compra de um aparelho novo.

Em 2016, a companhia teve sua primeira rodada de investimento “Series A”, captando US$ 7 milhões. Capitalizada, a companhia abriu seus primeiros quiosques na cidade de São Paulo.

Em 2017, captou mais de U$20 milhões em nova rodada de investimentos “Series B”. Dinheiro este, destinado para aquisição de novos membros para a equipe da companhia.

Em 2018, fechou mais um contrato de trade-in, dessa vez com a Magazine Luiza, no mesmo ano a companhia também expandiu sua presença física, abrindo quiosques no estado do Rio de Janeiro.

Em 2019, a companhia continuou a se expandir, abrindo quiosques na Bahia e realizando contrato de trade-in com a Pernambucanas.

No começo de 2020, a companhia incorporou sua única concorrente direta no Brasil, a Brightstar, junto com a incorporação, a companhia também passou a contar com investidores globais como o SoftBank e novos contratos com grandes empresas como Via Varejo e Vivo.

No mesmo ano, foi constituída a Trocafone Logística Ltda., que tem por objeto social o transporte rodoviário de cargas, serviços de organização logística de transporte de carga, desenvolvimento e projetos logísticos para transporte de carga e agenciamento de cargas e serviços de armazenagem de mercadorias.

No final de 2020, a companhia recebeu mais um aporte de US$30 milhões, este aporte possibilitou continuar a estratégia de diversificação no começo de 2021, com o lançamento do marketplace 3P, iniciado em maio, uma forma de aumentar ainda mais o sortimento de produtos.

Esse ano, a companhia fechou parceria para trade-in online com a Samsung e as Lojas Americanas.

Hoje, a companhia possui mais de 1000 empregados, 41 filiais, 2 parques industriais, 2 modais ferroviários, 2 unidades de beneficiamento de sementes, 1 misturadora de fertilizantes e 1 centro de pesquisa.

O que faz a Trocafone

A companhia possui um modelo de negócios integrado voltado para aparelhos eletrônicos seminovos, se utilizando de tecnologia e algoritmos proprietários na comercialização e recondicionamento de aparelhos seminovos com práticas homologadas pelas principais OEMs globalmente e revenda para o consumidor final majoritariamente por canais proprietários. A companhia já vendeu mais de 1 milhão e 400 mil aparelhos eletrônicos seminovos desde nossa fundação.  

Como dito acima, a companhia faz parcerias com varejistas, empresas de telecomunicações e “OEMs”, oferecendo soluções para que seus clientes possam usar seus aparelhos antigos como parte do pagamento para a aquisição de um aparelho novo – (Buyback Trade-in).

A plataforma também oferece outras alternativas, como a compra direto de clientes que não desejam a troca e sim apenas vender seu dispositivo. A companhia também adquire aparelhos seminovos e realiza um processo completo de recondicionamento com várias etapas de inspeção. Por fim, revende esses aparelhos através de canais próprios como o website www.trocafone.com e a rede de quiosques presentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

O modelo de negócio da companhia é baseado nos 3 pilares do ESG, já que a comercialização de aparelhos seminovos surge como uma alternativa para reduzir o lixo eletrônico e ao mesmo tempo promover a reinserção do aparelho no ciclo de consumo, abrindo caminho para o uso consciente de recursos e o descarte mais adequado.

Do lado social, o ecossistema da companhia torna possível às pessoas adquirirem smartphones de uma maneira mais acessível, fomentando a inclusão digital, dado a baixa acessibilidade de aparelhos novos no Brasil. 

Operações:

A companhia possui 4 operações principais:

Inbound: Através de seu website, a Trocafone oferece uma plataforma intuitiva para que seus clientes possam vender seus eletrônicos seminovos online. Integrado ao site, há um serviço de coleta express com mais de 5.000 pontos de coleta em todos os estados do Brasil, sendo 70% das coletas realizadas em até 5 dias úteis.

A trocafone também oferece uma plataforma white-label para parceiros como Samsung, Vivo e Magalu, onde o cliente pode entregar seu aparelho usado e receber um crédito para a compra de um aparelho novo, incluindo a opção de trade-in online e cashback no formato de cartão.

Possui ainda sua própria rede de quiosques, onde os clientes podem vender seus aparelhos seminovos, além de participar de marketplaces terceiros (como B2W e Mercado Livre). 

In-process: Com uma área de 560 metros quadrados e com 250 empregados trabalhando em 16 pontos de inspeção, a companhia oferece um processo de recondicionamento de aparelhos completo, incluindo inspeção e higienização completa em todos os dispositivos adquiridos para garantir a qualidade dos mesmos e a satisfação do cliente. Todo o processo de recondicionamento conta com o aval da Anatel, além de cumprir critérios técnicos de OEMs parceiras como a Samsung.

Outbound: A companhia conta com diversos canais de vendas, como o já mencionado website (62% das vendas em 2020), quiosques em shopping centers (19 quiosques e 21% da receita em 2020), marketplaces de terceiros (como marketplaces da B2C, Amazon e Mercado Livre; 12% das vendas em 2020) e marketplace próprio (3P), lançado em maio de 2021 para permitir que terceiros vendam em nosso site, favorecendo a monetização e aumento de tráfego.

Soluções Financeiras: A companhia oferece também uma gama de soluções financeiras, composta por dois grupos de produtos: seguros e soluções de pagamento. Na frente de seguros oferece soluções de garantia estendida, Já na frente de pagamentos, possui uma parceria com a fintech Creditas e Porto Seguro para oferecer serviços de leasing e microcrédito.

Governança Corporativa

A companhia está sujeita às regras do novo mercado e pretende ser listada neste segmento na B3.  Dentre os principais acionistas, estão a Trocafone Inc. com 99,994% das ações ordinárias da companhia e os fundadores Guillermo Freire e Guillermo Arslanian, cada um com 0,003% das ações da companhia.

Riscos

  • A Companhia depende de contratos de longo prazo com parceiros para parte significativa de suas receitas.
  • A operação da Companhia envolve a compra de aparelhos eletrônicos seminovos, e a proveniência dos produtos pode não ser corretamente verificada em tempo hábil.
  • A principal atividade da Companhia consiste na aquisição de produtos eletrônicos por meio de parceiros estratégicos, para posterior comercialização na sua plataforma online e lojas físicas. A Companhia pode não ser capaz de manter e estabelecer novas parcerias para a aquisição de produtos eletrônicos.
  • A Companhia pode ter dificuldades em ampliar a quantidade de pontos de venda físicos e expansão dos seus negócios. 
  • A Companhia pode ser responsabilizada legalmente pela venda de itens que violem os direitos de propriedade intelectual e distribuição de terceiros e pelas informações e materiais divulgados por suas plataformas.

Como analisar a empresa

Receitas e Despesas 

Como dito anteriormente, a companhia atua na venda de smartphones seminovos, acessórios e serviços (como seguros),  também comercializa outros aparelhos eletrônicos e oferece uma solução de seguro para smartphones. A companhia baseia e desenvolve suas atividades considerando esse como seu único segmento operacional, dessa forma, teve uma receita operacional líquida de 50,166 MM no período de 3 meses findo em 31 de março de 2021.

Com relação às despesas, destaque para as despesas gerais e administrativas, que representaram 8,245 MM no período de 3 meses findo em 31 de março de 2021.

Ativos e Passivos 

No ativo, destaque para a conta de estoques que vem crescendo em relação aos últimos exercícios, a companhia também possui um bom nível de caixa no ativo circulante. No passivo, as contas mais relevantes são as de fornecedores e a de empréstimos e financiamentos, estando a última em maior número no passivo circulante.

Referências

Formulário de referência da companhia presente na Minuta do Prospecto Preliminar da Trocafone.
Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub