Tupy (TUPY3)

A Tupy S.A (TUPY3) foi fundada em 1938 por Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz. É uma empresa que fornece componentes estruturais para veículos voltados ao transporte, infraestrutura e agricultura. A capacidade produtiva ultrapassa 800 mil toneladas por ano de peças em ferro fundido. E, apesar de sediada no Brasil, ao fim do exercício social de 2019, mais de 80% de suas receitas eram provenientes do exterior.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Tupy S.A. (TUPY3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Tupy (TUPY3);
  2. Modelo de negócios Tupy (TUPY3);
  3. Governança corporativa Tupy (TUPY3);
  4. Sustentabilidade;
  5. Evolução das ações TUPY3 na Bolsa de valores; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz Tupy (TUPY3)

Grande parcela da sua produção é constituída por componentes desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada cliente que abrange diversos setores, principalmente o setor automotivo. Suas fabricações estão ligadas a diversos segmentos produtivos, tais como a fabricação de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, máquinas voltadas para o segmento da construção civil, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros.

Seus principais produtos estão ligados ao setor automotivo, e são peças essenciais para a produção de automóveis, são estas: blocos e cabeçotes de motor, peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão. Além disso, sua produção engloba também conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, produtos que servem diversos setores industriais e também o segmento da construção civil. A empresa possui atuação relevante no mercado brasileiro, onde possui participação expressiva no segmento de artigos de ferros voltados para a construção civil.

A companhia possui quatro parques fabris, nos quais dois localizados no Brasil nos estados de Santa Catarina e São Paulo e dois localizados no México (Saltillo e Ramos Arizpe; Coahuilla), seus escritórios estão estrategicamente localizados em três países no Brasil (na cidade de São Paulo), nos Estados Unidos e na Alemanha. Entre seus principais cliente do segmento automotivo, estão marcas tradicionais do mercado, tais como: Ford, Mercedes-Benz, VW/Audi, Iveco, MAN e Peugeot.

Governança corporativa Tupy (TUPY3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Novo Mercado, segmento de listagem com os mais altos padrões de Governança Corporativa da B3. Todas as suas ações são ordinárias e possuem Tag Along de 100%. Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Sustentabilidade

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da TUPY monitora as emissões atmosféricas e a qualidade do ar, as águas subterrâneas, os níveis de ruído e a separação e destino final dos resíduos. Esses indicadores permitem à empresa a busca da melhoria contínua e o permanente desenvolvimento de ações, com vistas a reduzir o uso de recursos naturais e a eliminar ou minimizar os impactos de suas atividades produtivas no meio ambiente. Mais detalhes podem ser conferidos no site da companhia.

Evolução da Tupy (TUPY3) na Bolsa de valores

Concorrentes da Tupy (TUPY3)

Nome

Código

Subsetor

Fras-LeFRAS3Material Rodoviário
RandonRAPT4Material Rodoviário

Como analisar a Tupy (TUPY3)

Receitas

Valor arrecadado com as vendas das autopeças no Brasil e no exterior, que por serem de consumo cíclico, são muito sensíveis à variações macroeconômicas. Deve-se atentar ao desempenho do setor automotivo e de transportes, pois, esses são os principais mercados consumidores da companhia e possuem uma grande sensibilidade econômica, a qual, pode afetar de forma significantes a geração de receita.

Custos

Gastos com intermediação e comercialização dos produtos ofertados. Atentar para como a companhia gasta com os fornecedores, e, os gastos com o ferro, matéria prima básica das autopeças.

Ativos

Os ativos são todos os investimentos feitos pela empresa, os quais, geram benefícios econômicos ao longo do tempo. Com destaque para o estoque da companhia, pois, este deve estar sempre bem dimensionado para que atenda a demandas inesperadas de curto prazo que venham a aparecer no mercado, pois, os ativos que a Randon comercializa possuem uma elevada capilaridade na economia.

Passivo

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub