Unipar (UNIP3)

Constituída em 1968 a então União Participações Ltda., foi a empresa pioneira no setor petroquímico Brasileiro, que, em 1973, já possuía registro de capital aberto. Além disso, participou ativamente na “construção” do Polo Petroquímico de São Paulo. Fundamentalmente, a empresa atua no setor de soda, PVC, cloro e derivados. Mas, também, pode participar direta ou indiretamente de outros negócios através de investimentos em participações societárias em outras empresas.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Unipar Carbocloro S.A. (UNIP3 / UNIP5 / UNIP6) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Unipar (UNIP3)
  2. Governança corporativa Unipar (UNIP3)
  3. Evolução da Unipar (UINP3) na Bolsa de Valores
  4. Como analisar a Unipar (UNIP3)

O que faz Unipar (UNIP3)

Logo em 2008 a companhia chegou ao posto de segunda maior empresa petroquímica da América do Sul, ao realizar a ampliação da capacidade do Polo Petroquímico de São Paulo e uma série de aquisições, que foram contabilizadas na Quattor Participações. Esta última era detida pela companhia em sociedade com a Petrobrás, que, juntas detinham 60% do capital votante. O controle era exercido pela Unipar, e, em 2010, decidiu alienar a sua posição para a Braskem.

Em 2013 a companhia adquiriu os 50% restantes do capital social da Carbocloro, passando a ser titular desta empresa e muda sua razão social para a atual. Tal operação se deu com o intuito de pôr em prática sua atuação no setor de cloro, soda e derivados. Já no ano de 2016, é o marco do início das operações da Unipar fora do país, pois, ela adquire na Argentina 70,6% da Solvay Argentina S.A., empresa responsável por produzir PVC e soda cáustica. Até que em 2019, em sua segunda OPA, a Solvay fecha o capital e é incorporada pela Unipar.

O destaque atual das operações da empresa, é detido aos mercados existentes no sul e sudeste do Brasil, além da Argentina. A capacidade da companhia é dividida entre as seguintes empresas: Unipar Carbocloro (sede), Unipar Indupa Brasil (controlada com participação nesta de 58% do capital votante, com fábricas em: São Paulo e Argentina) e a Indupa Argentina. Dentro os produtos que fabrica, sua maior capacidade está no Dicloroetano e Soda Cáustica. Atualmente, seu acionista majoritário/controlador é a Vila Velha Investimentos e Participações S.A., detentora de 57% das ações ordinárias.

Governança corporativa Unipar (UNIP3)

No quesito governança corporativa, a Companhia pertence ao Mercado Tradicional, que propõe adoção voluntária de práticas de Governança Corporativa, tais como: ações em circulação (free float) acima de 25%, os cargos de presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente são ocupados por pessoas distintas. 

A companhia possui 3 tipos de ações: as ordinárias (UNIP3) que possuem Tag Along de 80%, as ações preferenciais do tipo A (UNIP5) que não possuem Tag Along e as ações do tipo B (UNIP6) que também não possuem Tag Along.

Segue a tabela abaixo com os principais diretores:

Diretores de Unipar

Evolução da Unipar (UNIP3) na Bolsa de Valores

Evolução da ação de Unipar (UNIP3) no Ibovespa

Como analisar a Unipar (UNIP3)

Receitas

As receita são oriundas, em sua maior parte, da venda dos produtos produzidos pela companhia (soda, PVC, cloro e derivados).

Resultados de Unipar (UNIP3)

Custos

Os custos são, em essência, o custo da mercadoria vendida, logística e manutenção das fábricas.

Ativos

A maior parte do ativo da empresa está concentrada no ativo não circulante, sendo sua maior parte ativos Imobilizados, como é possível visualizar na linha de análise vertical (AV).

Ativos de Unipar (UNIP3)

Passivos

A empresa tem sua maior concentração no passivo não circulante, sendo sua maioria Outras Obrigações e Empréstimos e Financiamentos. 

Passivos de Unipar (ação UNIP3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub