Usiminas (USIM5)

A Usiminas S.A. iniciou suas operações no setor siderúrgico em 1962, como uma empresa estatal e desde então atua em diversos segmentos da cadeia de valor do aço, tais como: 

  • mineração e logística
  • bens de capital 
  • centros de distribuição 
  • soluções customizadas para indústria

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Usiminas (USIM5) passando pelos seguintes pontos:

  1. O que faz Usiminas (USIM5);
  2. Governança corporativa Usiminas (USIM5);
  3. Usiminas é uma empresa ESG?;
  4. Evolução na Bolsa de Valores;
  5. Como analisar a Usiminas (USIM5);

O que faz Usiminas (USIM5)

Privatizada em 1991, a empresa passou por um processo de modernização administrativa e tecnológica que agregou eficiência à sua produção. As usinas siderúrgicas da companhia ficam em lugares estratégicos próximos a grandes polos industriais, tais como: Ipatinga, Minas Gerais, e em Cubatão, o que gera eficiência na distribuição de sua produção e transforma isso em uma vantagem competitiva bastante significativa para a empresa.

Hoje o grupo contabiliza seis empresas dentro do seu portfólio (Usiminas, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas, Usiminas Mecânica, Unigal Usiminas, Usiminas Rios Unidos) que vão desde a mineração (integração upstream) à transformação do aço e bens de capital (downstream), cada uma de suas empresas desenvolve e fabrica  produtos dentro do seu segmento, aumentando a competitividade do grupo Usiminas e agrega valor à companhia.

Governança corporativa Usiminas (USIM5)

No quesito governança, a empresa faz parte do “Nível 1” junto à BM&BOVESPA, sua estrutura corporativa além da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, conta com Comitês Internos de Recursos Humanos e de Auditoria, que ajudam a empresa nas tomadas de decisões.

Principais diretores da Usiminas

Acionistas majoritários da Usiminas

Usiminas é uma empresa ESG?

Por fim, no que se refere a sustentabilidade, por se tratar de um modelo de negócio que produz impactos socioambientais, a empresa possui diversos programas que buscam mitigar os efeitos externos de suas atividades, tais projetos estão inteiramente ligados a  preservação do meio ambiente e na promoção educacional e cultural para jovens e adolescentes.

Evolução da Usiminas (USIM5) na Bolsa de Valores

Evolução de USIM5 na bolsa de valores

Como analisar a Usiminas (USIM5)

Receitas

As receita são oriundas, em grande parte, da venda de minério e aço.

Receitas e custos de Usiminas (USIM5)

Custos

Os custos são, em essência, o custo de extração, maquinário, logística…

Ativos

A maior parte do ativo está concentrada no ativo não circulante, tendo a maior posição em ativos imobilizados.

Ativos de Usiminas (USIM5)

Passivos

No que tange os passivos da companhia, é notável também uma maior concentração nos passivos de longo prazo. Sendo sua maior parte empréstimos e financiamentos.

Passivos de Usiminas (USIM5)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub