Vale (VALE3)

A Vale (VALE3) foi fundada em 1942 como uma companhia estatal no governo de Getúlio Vargas sob o nome Vale do Rio Doce S.A. Atualmente é uma companhia privada, e está entre as maiores mineradoras do mundo, com presença em 30 países e operações que vão além da mineração. A Vale atua também no setor logístico, com investimentos em ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração, energia e siderurgia.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Vale (VALE3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz Vale (VALE3);
  2. Governança corporativa da Vale (VALE3);
  3. A Vale (VALE3) é uma empresa ESG?;
  4. Gráfico de ações VALE3 na Bolsa de valores;
  5. Como analisar a empresa; e
  6. Vídeo sobre a Vale.

O que faz Vale (VALE3)

As operações em mineração da Vale são bastante significativas. Na produção de minério de ferro, além do Brasil, a companhia atua também em países da Ásia e Oriente Médio, como China e Omã. Desta forma, a maior produtora mundial de minério de ferro é também a maior produtora global de níquel. 

Com atividades extrativas apenas no Brasil, a Vale conta com 70% do mercado nacional de manganês e ferroligas (minério essencial na fabricação de aço). A extração de carvão e cobre também tem grande relevância dentro do segmento de mineração da empresa.

Dentro do segmento logístico, a companhia integra suas minas com uma rede de ferrovias, navios e portos. O sistema garante agilidade no escoamento da sua produção de minério. A companhia possui cerca de 2 mil quilômetros de malha ferroviária no Brasil e acordos para utilizar linhas na África. Seus portos e terminais operam em seis países: Brasil, Indonésia, Malásia, Uruguai, Moçambique e Omã.

A Vale (VALE3) também opera navios de grande porte que garantem agilidade no transporte de sua produção mineral. No setor energético a empresa atende cerca de 54% de seu consumo com geração própria, com destaque para energias limpas como hidrelétricas e eólica. Já no mercado siderúrgico atua por meio de joint ventures. No Estado do Rio de Janeiro ao lado da Companhia Siderúrgica do Atlântico, e na região nordeste do país ao lado da Companhia Siderúrgica de Pecém.

Governança corporativa da Vale (VALE3)

No quesito governança corporativa, a Vale está listada no “Novo Mercado” junto à Bovespa. A companhia também está listada também na Bolsa de Nova Iorque (NYSE), na Bolsa Europeia (NYSE Euronext) e na Bolsa de valores de Hong Kong (HKX). 

Logo, a sua estrutura corporativa conta com: 

  • Diretoria Executiva 
  • Conselho de Administração 
  • Conselho Fiscal 
  • Comitês de Assessoramento (Comitê de Auditoria, Excelência Operacional e Riscos, Finanças, Pessoas e Governança, Sustentabilidade, Comitê de Nomeação e Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Segurança de Barragens).

Diretoria da Vale (VALE3)

Acionistas majoritários da Vale (VALE3)

A Vale (VALE3) é uma empresa ESG?

Por fim, sabe-se que a principal atividade econômica (mineração) da Vale, cria diversas externalidades negativas. Em contrapartida, entre as suas principais políticas, estão a preservação ambiental e preservação da biodiversidade. Além disso, a Vale (VALE3) busca garantir impactos positivos no quesito social por meio do projeto Vale Comunidade, presente em diversos estados brasileiros, e também através de patrocínios a cultura e educação no país.

Gráfico das ações VALE3 na Bovespa

É possível observar que as ações da Vale apresentaram um período de valorização a partir de meados de 2015 até início de 2018, quando ocorre a tragédia em Brumadinho. No entanto, após queda acentuada do preço da ação, os papéis reagem ao longo dos meses seguintes.

Gráfico que mostra a evolução de VALE3 na bolsa

Como analisar a Vale (VALE3)

Receitas

As receitas da Vale (VALE3) são oriundas da exploração e comercialização de minério de ferro.

Resultado da empresa Vale (VALE3)

Custos

Os custos são, em essência, o custo para exploração, armazenagem e transporte do minério de ferro.

Ativos

Por ser uma empresa intensiva em capital, grande fatia dos ativos da cia se encontram no ativo não circulante, em sua maior parte imobilizado.

Ativos da Vale (VALE3)

Passivos

Ao olhar os passivos da companhia Vale (VALE3), observamos uma maior concentração no passivo não circulante (longo prazo). É importante olhar o representatividade das provisões dentro do balanço.

Passivos da Vale (VALE3)

Para mais informações sobre empresas da B3 acesse gratuitamente o TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Vídeo sobre a Vale (VALE3) no YouTube do TC

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub