Valid S.A. (VLID3)

A Valid S.A. (VLID3) está no mercado há 60 anos, oferecendo serviços relacionados a segurança da informação e tecnologia. Fundada em 1957 pela sociedade Thomas de La Rue, seu principal negócio era venda de papel de alta-segurança e tecnologia de impressão.

Em 1993 a empresa foi adquirida pela American Banknote e transformada em sociedade anônima, expandindo o seu modelo de negócio. A partir daí, passa a atuar especialmente no desenvolvimento de serviços, produtos, soluções para cartões digitais, sistemas de identificação e impressão de segurança, como a prova do Enem.

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa Valid S.A. elencando os seguintes tópicos:

  1. O que faz a Valid (VLID3);
  2. Modelo de negócio da Valid (VLID3);
  3. Governança corporativa Valid (VLID3);
  4. Sustentabilidade.
  5. Gráfico com as ações VALID3 na Bovespa; e
  6. Como analisar a empresa.

O que faz a Valid (VLID3)

A Valid (VLID3) apresenta um portfólio amplo e diversificado de produtos e serviços. A Valid é a maior empresa na emissão de documentos de identificação no Brasil, e está entre as maiores produtoras de SIM Cards e cartões bancários do mundo.

A empresa oferece soluções como cartões de crédito e débito, carteiras de habilitação, carteira de identidade, certificados digitais, processamento e emissão de documentos com impressos de segurança e prevenção a fraude, logística de documentos e gestão de suprimento de produtos gráficos, selos rastreáveis, contactless cards, entre outros.

Durante a pandemia, em 2020, a companhia lançou o serviço online www.receitamedica.com.vc  — plataforma digital gratuita para médicos, pacientes e farmacêuticos que facilita os procedimentos de tele consulta. Com o “Receita Médica Com Vc, é possível obter a prescrição e assinatura digital de receituários – inclusive de controle especial – atestados e pedidos de exame, com mais controle, segurança e facilidade de uso.

O serviço traz benefícios aos profissionais e pacientes, que vão desde a comodidade da disponibilização online das receitas médicas, até a completa segurança e rastreabilidade  previstas na legislação que regulamenta a telemedicina e prescrição eletrônica. O site torna-se um serviço integrado ao aplicativo VIDaaS - criado pela Valid para ser o “passaporte digital universal”.

Ainda, para manter a confiabilidade do setor educacional, a empresa vem ampliando o portfólio de sua vertical “Valid Education” com soluções focadas em transformar processos, integrar e convergir tecnologias para o mercado de ensino e ferramentas que acompanham a evolução dos sistemas de educação seja por meio de soluções físicas ou digitais.

Além do atendimento às portarias MEC, o “Valid Education” faz parte de um pacote de serviços que inclui identificação, certificação digital, secretarias digitais, desmaterialização de documentos, e-Diplomas, pagamentos, mesa de análise documental e provas digitais.

Modelo de negócio da Valid (VLID3)

O amplo portfólio de serviços e produtos da Valid (VLID3) é viabilizado pela estratégia da companhia de fornecer o que as empresas estão demandando. Para conseguir isso, a Valid possui um modelo de negócio baseado na aquisição de outras empresas e na segmentação de cada empresa para cada mercado em específico, associado a constante inovação tecnológica.

Recentemente a multinacional brasileira de identificação segura Valid concluiu o processo de aquisição de 51% na participação da BluPay, fintech especializada em transações financeiras baseada em tecnologia blockchain.

A aquisição reforça a estratégia da Valid (VLID3) de crescimento na oferta de soluções digitais, que hoje já representam aproximadamente 10% do faturamento da companhia, que nos 9 primeiros meses do ano atingiu R$ 1,5 bilhão.

Governança corporativa Valid (VLID3)

No que compete a governança corporativa, a Valid faz parte do “Novo Mercado“, que é o segmento de maior nível de governança da B3. Os principais diretores estão listados abaixo.

Sustentabilidade

A Valid (VLID3) não publica relatório de sustentabilidade, mas apresenta algumas iniciativas adotadas, como por exemplo o monitoramento dos principais indicadores de consumos de suas fábricas, a manutenção de certificações de qualidade ISSO 9001 e NB 1554, entre outras iniciativas disponíveis no site de relação com investidores.

Gráfico das ações VLID3 na Bovespa

É possível observar que a cotação das ações da Valid (VLID3) apresenta certa volatilidade e queda desde 2015 até início de 2017, sem uma tendência clara até meados de 2019, quando teve alta e logo sofreu queda expressiva durante a pandemia da Covid-19, em março de 2020.

Setor e concorrentes da Valid (VLID3)

A Valid (VLID3), por atuar no setor de tecnologia, tem uma necessidade constante de renovação e de sofisticação dos seus serviços prestados. Em relação às concorrentes, a organização não possui nenhuma empresa que atenda toda abrangência de mercado que a Valid alcança se configurando como uma concorrente direta, sendo a Linx (LINX3) e a Totvs (TOTS3) as empresas mais próximas a concorrer com a Valid.

Como analisar a Valid (VLID3)

Receitas

A receita da Valid (VLID3) é oriunda dos serviços de identificação, com a emissão de carteiras de motorista, por exemplo, e da parte de certificação, ou seja, de toda a parte que engloba certificação online, sistemas e outros.

Custos

Os custos mais relevantes da Valid são as máquinas e equipamentos, bem como toda estrutura necessária para o processamento de dados.

Ativos

A composição do ativo circulante da Valid apresenta uma maior participação das contas de estoques, contas a receber e de caixa e equivalentes. Por outro lado, o ativo não circulante é composto em maior parte pelo ativo intangível.

Passivos

Por fim, o passivo da Valid (VLID3) possui os empréstimos e financiamentos como a conta de maior peso. Vale destacar que a organização captou mais dívida 2020 e refinanciou outras com a justificativa de reforço no caixa para enfrentar o período de pandemia.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub