Vamos (VAMO3)

A Vamos (VAMO3) é uma companhia de locação de longo prazo de caminhões, equipamentos e máquinas. Ao todo, a Companhia possui uma rede com 42 lojas de concessionárias de caminhões, lojas de máquinas e equipamentos agrícolas com cobertura nacional.

Neste texto, buscaremos compreender melhor a empresa Vamos (VAMO3), elencando os seguintes pontos:

  • História da Vamos (VAMO3);
  • O que faz a companhia;
  • Modelo de Negócios;
  • Governança Corporativa;
  • Gráfico das ações VAMO3 na Bolsa de Valores; e
  • Como analisar a empresa.

História da Vamos (VAMO3)

A companhia Vamos (VAMO3) cresceu dentro do Grupo JSLG3 nos anos de 1950. Seus negócios começam a partir do transporte de cargas em geral. Apenas na década de 1990, a companhia faz seu primeiro contrato de locação e passa a atuar com contratos de locação de Caminhões e Equipamentos.

Em 2015, a companhia foi constituída como uma sociedade limitada sob a denominação de JSL Locação de Máquinas e Veículos Pesados Ltda., tendo como atividade principal a locação de máquinas, veículos e equipamentos pesados, com ou sem condutor, além da prestação de serviços de gerenciamento, gestão e manutenção de frota, tanto preventiva quanto corretiva.

Em 2016, a JSL Locação de Máquinas e Veículos Pesados Ltda faz a aquisição de duas companhias, a J.P. Tecnolimp e a incorporação de ativos e passivos oriundos da cisão parcial da Movida Gestão com a Terceirização de Frotas S.A.

Em 2017 a companhia é parcialmente cindida, alterando sua denominação social para Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos, além da mudança do tipo societário, se transformando numa sociedade por ações. Finalmente, em 2019, a empresa obtém registro de companhia aberta perante a CVM.

O que faz a Vamos (VAMO3)

A Vamos (VAMO3) é líder nacional no setor de locação de caminhões, máquinas e equipamentos, com uma frota de 14.015 ativos em 30 de setembro de 2020. O prazo médio dessas locações é de 60 meses de duração.

As atividades da companhia envolvem:

  1. Compra e venda de ativos;
  2. Locação de ativos; e
  3. Manutenção dos ativos.

Das 42 lojas espalhadas pelo Brasil (majoritariamente Sudeste e Centro-Oeste), 14 são concessionárias de caminhões e ônibus da marca VW/MAN (responsável por 29% do market share no mercado nacional), 15 concessionárias de máquinas e equipamentos da marca Valtra e 2 concessionárias da marca Komatsu (9,4% de market share), além de 11 lojas de seminovos.

No 3T20, a companhia contava com 270 clientes em sua carteira e 600 contratos de locação ativos, o que representa uma alta de 84% e 54%, respectivamente, comparado à 4T19.

Modelo de Negócio da Vamos (VAMO3)

O modelo de negócios da Vamos conta com:

  1. Serviço de locação de caminhões; máquinas e equipamentos e serviço de manutenção;
  2. Venda de caminhões, ônibus, equipamentos e máquinas através de concessionárias e lojas de seminovos.

O segmento de Locação da Companhia foi responsável por 92% do EBITDA gerado em 3T29. Sua frota conta com 11.680 caminhões e similares, além de 2.335 máquinas e equipamentos, totalizando 14.015 ativos. Esse serviço é prestado de forma exclusiva pelo “Portal do Cliente”. O hotsite também funciona como um hub para agendamento de serviços de manutenção, controle de frota por região, quilometragem rodada, custo de avaria, etc.

Atualmente, dos 600 contratos de locação, 39,4% é destinado ao setor do Agronegócio, 14,8% ao setor de Energia, 9,1% ao setor de Limpeza Urbana, 19,2% ao setor de Transporte e 17,5% para Outros.

Já no segmento de venda, a Vamos conta com 42 lojas e concessionárias, as quais foram responsáveis pela venda de 1.454 seminovos, 3.003 caminhões novos vendidos pelas lojas VW/Man e 595 Máquinas e Equipamentos vendidos nas lojas Valtra.

As duas frentes de negócio da Vamos (VAMO3), permitem gerar “sinergia”, pois a companhia consegue comprar os ativos a um valor descontado – devido a quantidade, prestar o serviço de locação e depois, ao fim do ciclo de contrato, vendê-los em suas lojas de seminovos, o que permite uma alta rotação para seu estoque (vale a pena analisar a Demonstração de Fluxo de Caixa para identificar quanto da Captação de Capital de Terceiras está financiando a Compra de Ativos para destinar a Locação).

Estratégia da Companhia

Atualmente, a companhia Vamos possui estratégias que visam:

  1. O crescimento orgânico através da expansão de sua base de clientes e áreas de penetração;
  2. O crescimento não-orgânico através de aquisições estratégicas; e
  3. Potencializar a sinergia (cross-selling) entre os segmentos de negócio.

Governança Corporativa

Gráfico das ações VAMO3 na Bolsa de Valores

Fonte: TC Matrix

Como analisar a empresa

Receita

A Receita Contratada da Vamos (VAMO3) possui uma baixa concentração por cliente. Os 5 maiores representam 12% da Receita Contratada, seguido por 10 maiores com 19%, 20 maiores com 29%, 30 maiores com 35% e 50 maiores com 44% da Receita Contratada.

O segmento de Locação de caminhões, máquinas e equipamentos representou 55,38% da Receita Líquida da Companhia em 2020. Sendo o restante (44,6%) referente ao segmento de Concessionária (venda de ativos).

Já no Lucro Líquido, o segmento de vendas ficou com apenas 11,71% do total, mostrando o quanto a margem nesse segmento é inferior ao segmento de serviços.

Custos e Despesas

Apesar de possuir um Imobilizado significativo, como a empresa o utiliza para o serviço de locação para posterior venda do ativo, seus custos são majoritariamente Variáveis, o que diminui a Alavancagem Operacional da companhia e a torna menos arriscada.

Ativos – Balanço Patrimonial

A Companhia mantém um saldo em Contas a Receber insignificante, haja visto o prazo e valor dos contratos de longo prazo. A maioria está em Aplicações Financeiras, o que implica dizer que a Companhia deve fazer a gestão do seu Capital de Giro de forma eficiente.

Além disso, no Não-Circulante, a conta de Imobilizado é mais presente, com cerca de 62% do Ativo total da empresa.

Passivos – Balanço Patrimonial

A conta de Fornecedores da Vamos (VAMO3) mais que dobrou no último período de balanço, o que se justifica pelo aumento da frota da companhia nos últimos anos.

Além disso, o perfil da dívida melhorou, diminuindo a obrigação de curto prazo e levando para o longo prazo. Cerca de 73% do Capital da empresa é financiado por terceiros, o que pode significar um risco caso a empresa venha a não honrar com suas obrigações.

Para mais informações sobre as empresas da Bolsa, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com nosso aplicativo financeiro, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, cotação das ações, gráficos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub