Via Varejo (VVAR3)

A Via Varejo S.A. (VVAR3) foi fundada em 2010 após a associação das lojas Casas Bahia, Móveis Bartira e rede Pontofrio. A companhia é uma das maiores varejistas do país no mercado de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis para casa.

Desta forma, nesse texto, buscaremos compreender melhor a empresa Via Varejo S.A. (VVAR3) abordando os seguintes pontos:

  1. O que faz Via Varejo (VVAR3);
  2. Modelo de negócio da Via Varejo (VVAR3);
  3. Governança corporativa Via Varejo (VVAR3);
  4. A Via Varejo é uma empresa ESG?;
  5. Gráfico das ações VVAR3 na Bolsa;
  6. Setor varejista na Bovespa; e
  7. Como analisar a empresa.

O que faz Via Varejo (VVAR3)

Como dissemos acima, a Via Varejo é a fusão de uma série de empresas. Uma delas, a Casas Bahia, pertencia à família Klein e foi criada na década de 1960. A empresa dominou por muito tempo o mercado de varejo para as classes C e D no Brasil.

Contudo, com a fundação da Via Varejo, em 2010, Michel Klein assume novamente a presidência do Conselho Administrativo e alça novos planos para a companhia a partir desse ano de 2020. 

Atualmente a empresa está presente em mais de 20 estados. A rede Casas Bahia possui mais de 700 lojas e foi avaliada em R$ 800 milhões. Já a rede Pontofrio possui mais de 250 lojas e está presente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Além disso, a Via Varejo também administra o e-commerce da rede de hipermercados Extra e a fábrica de móveis Bartira.

Por que Via Varejo (VVAR3) Ação ordinária?

Ações ordinárias são aquelas representadas pelo dígito 3 ao final do código da ação. Elas dão aos acionistas direitos de participação na empresa. 

Quando você investe em um negócio através da Bolsa de Valores, você também tem direito a voto durante as assembleias da empresa. Assim, você opina no direcionamento administrativo da empresa.

Comprando as ações VVAR3 você tem o direito de fazer parte do corpo direcional administrativo da empresa, isso é, você pode opinar nas decisões estratégicas do negócio obtendo maior participação em número de ações.

Governança corporativa Via Varejo (VVAR3)

No quesito governança corporativa, a companhia abriu capital no ano de 2013 e está listada no “Novo Mercado” junto à Bovespa. A estrutura corporativa conta com Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Além disso, quatro comitês ajudam a empresa nas tomadas de decisões: Comitê de Auditoria, Comitê Financeiro, Comitê de Expansão e Comitê de RH.

Participantes dos comitês da Via Varejo (VVAR3)

A Via Varejo é uma empresa ESG?

Por fim, a empresa possui políticas sociais bastante significante. Entre suas elas a colaboração com diversos projetos sociais que buscam levar inclusão social através da educação, cultura e do esporte para crianças e adolescentes, além de estimular a solidariedade por meio de programas dentro de comunidades.

Gráfico das ações VVAR3 na Bolsa de valores

Observamos no gráfico com a cotação das ações VVAR3 que a empresa teve forte valorização ao longo do ano de 2019, sofreu forte impacto no início da pandemia do Covid-19, porém recuperou rapidamente o preço da ação em níveis pré-crise e já atinge topos históricos.

Gráfico que mostra a evolução de VVAR3 na bolsa

Concorrentes da Via Varejo (VVAR3)

NomeCódigoSubsetor
Arezzo CoARZZ3Comércio
CentauroCNTO3Comércio
GuararapesGUAR3Comércio
Lojas AmericanasLAME4Comércio
Lojas RennerLREN3Comércio
Magazine LuizaMGLU3Comércio
Pão de Açúcar – CBDPCAR3Comércio e distribuição
Carrefour BRCRFB3Comércio e distribuição

Como analisar a Via Varejo (VVAR3)

Receitas

As receitas são oriundas da venda de mercadorias no varejo e com o crescimento de canais de distribuição, por exemplo vendas via e-commerce, aumento na rede de lojas físicas, vendas b2b da fabricante de móveis Bartira e mais receitas oriundas do seu marketplace, isso é, alocação do seu espaço para venda de produtos de terceiros.

Resultados de Via Varejo (VVAR3)

Custos

Os custos são, em essência, o preço pago aos fornecedores pelas mercadorias a serem revendidas.

Ativos

Os ativos mais relevantes na geração de caixa da empresa são os estoques, visto que a cia ganha no giro do estoque.

Ativos de Via Varejo (VVAR3)

Para mais informações sobre empresas da bolsa acesse gratuitamente TC Matrix. Com ele, você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dividas ativas, balanço patrimonial e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Vídeo sobre a Via Varejo no canal YouTube do TC

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub