Como e por que investir nas ações da Vivara (VIVA3)? | TC

VIVARA (VIVA3)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa VIVARA S.A. (VIVA3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a VIVARA (VIVA3)
  2. O que faz a VIVARA (VIVA3)
  3. Modelo de negócio da VIVARA (VIVA3)
  4. Governança corporativa VIVARA (VIVA3)
  5. Sustentabilidade
  6. Como analisar a empresa

Quem é a VIVARA (VIVA3)

A Vivara é a maior rede de joalheria do Brasil. Presente em mais de 250 pontos de venda espalhados por todo o Brasil, a Vivara está presente no mercado desde 1962.

O que faz a VIVARA (VIVA3)

A Vivara (VIVA3) possui o foco na comercialização de joias e acessórios. Atuando por meio das lojas físicas e via e-commerce, a companhia conta com as seguintes marcas:

  • Vivara;
  • Life by Vivara;
  • Vivara Watches;
  • Vivara Accessories e
  • Vivara Fragrances

Modelo de negócio da VIVARA (VIVA3)

A VIVA3 possui um modelo de negócio voltado para o consumidor final (B2C). Presente estrategicamente nas principais capitais do brasileiras e, geralmente, posicionada em shoppings centers, a companhia comercializa principalmente joias (anéis, colares, pulseiras etc.).

Além disso, a companhia potencializa as vendas via sua linha de relógio, bem como a marca Life by Vivara, que consiste principalmente em pulseiras que podem ser personalizadas pelos clientes.

Governança corporativa VIVARA (VIVA3)

A VIVA3 faz parte do segmento de listagem Novo Mercado da B3, o maior nível de governança. O grupo controlador da companhia possui 60% das ações da companhia. Logo, há 40% de free flot. Os principais acionistas estão listados abaixo.

A companhia possui em sua estrutura Conselho de Administração, Diretoria Estatutária e Comitês de Apoio e Monitoramento.

Sustentabilidade

No quesito sustentabilidade, a Vivara atua no alinhamento da das suas atividades aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de ser membro do Responsible Jewellery Council, que é uma organização que tem o objetivo a incentivar a produção e a comercialização de joias de maneira mais ética e justa possível.

Além disso, a Vivara trabalha nas questões de gênero sendo referência no que é relacionado a liderança feminina.

Evolução da VIVARA (VIVA3) na Bolsa de Valores

A VIVA3 entrou na bolsa 2019 e, como a maioria das empresas varejistas, sofreu durante a pandemia. Entretanto, a companhia vem alcançando o nível de preço que se encontrava no período pré pandemia.

Setor e concorrentes da VIVARA (VIVA3)

O setor que a Vivara atua é caracterizado por atender pessoas com um maior poder aquisitivo, uma vez que se trata de joias. Por outro lado, a companhia não possui outra empresa concorrente listada na B3. Mas, há algumas redes de joelharia que competem com a Vivara em alguns dos seus produtos, como a Pandora, por exemplo.

Como analisar a VIVARA (VIVA3)

Receitas

A receita da Vivara é composta principalmente pelas vendas das joias, seguida das vendas da marca Life, os relógios, acessório e em uma menor participação os serviços prestados.

Custos

Os principais custos da companhia estão relacionados com os produtos vendidos e os serviços prestados pela companhia.

Ativos

A composição do ativo da companhia, analisando historicamente é possível perceber uma maior relevância do caixa e equivalentes, bem como dos estoques na composição.

Passivos

Em relação ao passivo da Vivara, há uma configuração mais distribuída sendo composta pelos empréstimos, fornecedores, além das obrigações trabalhistas etc.

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados.

Para mais informações sobre empresas da B3, acesse gratuitamente o TC Matrix. Com a nossa ferramenta você pode fazer análises relacionadas ao crescimento de receita, dívidas ativas, balanço patrimonial, dividendos, proventos e muito mais para garantir que seu investimento tenha alta rentabilidade.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub