Como e por que investir na VIVER (VIVR3)? | TC

VIVER (VIVR3)

Nesse texto, buscaremos compreender a empresa VIVER S.A. (VIVR3) perpassando pelos seguintes pontos:

  1. Quem é a VIVER (VIVR3);
  2. O que faz a VIVER (VIVR3)
  3. Modelo de negócio da VIVER (VIVR3);
  4. Governança corporativa VIVER (VIVR3);
  5. Sustentabilidade;

Quem é a VIVER (VIVR3)

A Viver é uma companhia listada na B3 e foi fundada em 1992. Inicialmente a companhia focou suas operações no segmento residencial e mais precisamente em São Paulo desenvolvendo projetos imobiliários de padrão econômico até alto padrão, bem como no segmento comercial e hoteleiro também. 

O que faz a VIVER (VIVR3)

  A Viver (VIVR3) atua na linha da incorporação, bem como na construção. Ou seja, a companhia atua desde a compra do terreno, passando pela criação e desenvolvimento do projeto, construção e vendas. 

Modelo de negócio da VIVER (VIVR3)

 A VIVR3 possui um modelo de negócio com foco para o setor imobiliário, mais especificamente nos segmentos de médio e médio-alto padrão. Além disso, de forma esporádica a companhia realiza projetos no segmento comercial, turístico e de loteamentos. A companhia já atuou em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em busca de uma solução para melhorar a situação econômico-financeira da companhia que se encontra em recuperação judicial, em 2018 a Viver criou uma nova frente de atuação que foi a Solv, que tem o objetivo de oferecer a gestão de ativos imobiliários e soluções para todas as etapas do processo imobiliário.   

Governança corporativa VIVER (VIVR3)

A VIVR3 está presente no Novo Mercado e é uma companhia que apresenta um site de relação com investidores bem transparente e com fácil navegabilidade para encontrar as informações. No quesito da composição acionária, temos: 

Sustentabilidade

A Viver não divulga relatório de sustentabilidade, nem apresenta em seus relatórios medidas tomadas com o objetivo de diminuir o impacto ambiental.  

Evolução da VIVER (VIVR3) na Bolsa de Valores

A VIVR3 vivenciou uma decrescente no preço das ações a partir de 2016, que foi o período em que a companhia entrou em recuperação judicial. Outro fato que chama atenção é o pico no preço observado em 2021, que foi no período que a companhia pediu a saída da recuperação judicial. 

Fonte: TC Matrix. 

Setor e concorrentes da VIVER (VIVR3)

O setor imobiliário é um braço da economia que sofre de forma mais intensa com as crises econômicas, bem como as modificações na taxa de juros, o que demonstra ser um setor com diversos desafios. Que, por outro lado, possui uma demanda dada o déficit de moradia do Brasil. 

No que compete às concorrentes, esse segmento possui diversas companhias e até mesmo companhias que estão em uma situação financeira melhor como a MRV, Trisul etc.  

Como analisar a VIVER (VIVR3)

Receitas

A fonte de receita da companhia advém da venda dos imóveis, bem como alguns terrenos de posse da companhia como estratégia adotada para a monetização.   

Custos

Os principais custos da companhia são com os terrenos, com as incorporações e com a construção dos empreendimentos, além dos encargos financeiros. 

Ativos

Em relação ao balanço patrimonial, historicamente a composição é encabeçada pelos imóveis a comercializar. 

Passivos

Em relação ao passivo da Viver, o destaque maior é para as debêntures, que vem representando uma maior participação na composição do passivo circulante.   

Fonte: TC Matrix.

Referências 

Informações coletadas no site de Relação com Investidores (RI) da companhia, bem como das demonstrações e relatórios disponibilizados. 

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub