Ação do Carrefour Brasil (CRFB3) perde 6% em dois dias após morte em loja - TC
TC Mover
Mover

Ação do Carrefour Brasil (CRFB3) perde 6% em dois dias após morte em loja

Postado por: TC Mover em 24/11/2020 às 16:07

São Paulo, 24 de novembro – A ação ordinária do Carrefour Brasil, código CRFB3, caía 0,83% por volta das 15h30, sendo cotada a R$19,13. A queda acentuada da ação ocorreu após a morte violenta de um homem negro agredido por seguranças em uma filial de Porto Alegre na quinta-feira, 19. A ação derreteu mais de 6% em dois dias, enquanto o Índice Bovespa sobe 3,5%.  

O Carrefour Brasil vem promovendo ações para reduzir o desgaste provocado pelo episódio. No fim de semana, o presidente da empresa, Noël Prioux, foi à tevê em horário nobre pedir desculpas pelo acontecido e o diretor de recursos humanos apresentou dados mostrando que mais da metade dos funcionários é formada por negros. 

Ontem, o Carrefour Brasil anunciou a criação de um fundo de R$25 milhões para inclusão social e combate ao racismo. A companhia declarou em fato relevante que o resultado das lojas no dia 20 de novembro se destinará a projetos de combate ao preconceito.

Morte gerou protestos e depredação de lojas

O anúncio fundo veio após protestos ocorridos em todo o país contra o Carrefour devido à trágica morte de um homem negro por dois seguranças brancos nas dependências de uma filial em Porto Alegre. 

João Alberto Silveira Freitas, conhecido como Beto, morreu aos 40 anos no estacionamento por asfixia. Após discussão com uma funcionária, ele foi espancado e morto pelos dois seguranças terceirizados.

A tragédia causou revolta e reacendeu a discussão sobre racismo. O Dia da Consciência Negra foi marcado por protestos, incluindo depredações em algumas lojas, como ocorreu em São Paulo. A Ambev, fornecedora da empresa, pressionou o Carrefour por “medidas imediatas e efetivas” quanto ao ocorrido. 

Lamentando a tragédia, o Carrefour disse que rescindiu o contrato com a empresa na qual os dois seguranças trabalhavam e que estão se comprometendo a lutar contra o racismo estrutural.

Desempenho das ações do Carrefour Brasil (CRFB3)

Para acompanhar o desempenho das ações do Carrefour Brasil, código CRFB3, e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Vinícius Martins/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais