Ações da Apple (AAPL) caem mais de 3% em dia de lançamento do iPhone 12

São Paulo, 13 de outubro – Em dia de lançamento do iPhone 12, as ações da Apple aceleraram a queda de -1% para -3% no início da tarde. O evento aconteceu às 14h00 e foi transmitido diretamente da sede da Apple, nos Estados Unidos. A companhia divulgou seus quatro novos modelos de smartphone: o iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, mas frustrou as expectativas ao não apresentar os prometidos fones de ouvido especiais e nem sistemas de recuperação de arquivos perdidos. Os aparelhos da linha iPhone 12 serão vendidos entre US$ 699 e US$ 1.449, a depender do modelo e da quantidade de memória escolhidos.
Os aparelhos contam com um novo visual, parecido com o iPad Pro, um outro produto da Apple. Além disso, contam com compatibilidade com a rede 5G, conjunto de câmeras com novas tecnologias e processador mais avançado.
Tecnologia 5G deve elevar procura dos celulares
O 5G é a evolução da rede móvel 4G e promete trazer mais velocidade para uploads e downloads, além de coberturas mais amplas e conexões mais estáveis. A tecnologia, que deve chegar oficialmente ao Brasil em 2021, já está presente nos lançamentos de smartphones.
A expectativa para os iPhones com a tecnologia 5G é que a procura seja grande o suficiente para comparar com o ano de 2014, quando a Apple lançou celulares com telas maiores e alcançou recorde de venda de aparelhos, ou em 2017, quando a companhia lançou smartphones com preços mais altos e a tecnologia de reconhecimento facial, alcançando recorde de receita.
Em entrevista ao Valor, o analista da Wedbush Securities, Dan Ives, disse que acredita que “isso se traduza em uma oportunidade única de atualização para um novo modelo para a Apple”. Segundo o analista, a expectativa é que o novo iPhone ajude a impulsionar as vendas neste ano e que ultrapassem o recorde de dispositivos vendidos em 2015, quando a Apple lançou o iPhone 6, primeira versão tela grande da companhia.
Preço dos iPhones sobe mais de 200% desde o primeiro lançamento no Brasil
Os novos smartphones da Apple devem custar ainda mais caro do que as versões anteriores, principalmente se considerarmos o dólar a R$ 5,30. Mas isso não é bem uma novidade, tendo em vista que desde o lançamento do primeiro iPhone no Brasil, o custo de um aparelho Apple já subiu mais de 200%.
Levantamento feito pelo Valor Investe mostra que, quando foi lançado, o iPhone 3G, de 2008, custava entre US$ 199 a US$ 299 nos Estados Unidos. No Brasil, os preços iam de R$ 1 mil a R$ 2.600. Corrigidos pela inflação, o custo desse modelo hoje seria entre R$ 1.992,84 e R$ 5.181,38.
Na época, a Apple não lançava modelos de entrada e intermediários como hoje, por isso, a comparação foi feita com o iPhone 11 Pro Max, o aparelho mais potente da linha iPhone 11. Se considerar seu lançamento no Brasil, o custo era em torno de R$ 7.599, o que corrigido pela inflação ficaria em torno de R$ 7.784,29. Ou seja, desde o modelo de estreia, até o mais recente vendido no país, a alta nos preços do iPhone supera os 290%.

Desempenho ações da Apple: AAPL vs AAPL34
Neste ano as ações da Apple já subiram mais de 50% e o valor de mercado da empresa superou US$ 2 trilhões. O papel da companhia, código AAPL, acelerou a queda de -1% para -3% após a apresentação dos novos modelos da linha iPhone 12.
O BDR da companhia, código AAPL34 na B3, apresenta alta hoje por um ajuste à alta de ontem, tendo em vista que o mercado estava fechado por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, além da valorização do dólar.
Apple (AAPL)
Fundada em 1976 como Apple Computer, Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, a Apple é uma multinacional norte-americana que cria e comercializa produtos eletrônicos, computadores e softwares. Entre os carros-chefe de hardware da Apple estão o iPod, iPhone, iPad, Apple TV, Apple Watch e iMac. Em software, a companhia possui o sistema operacional macOS, o navegador multimídia iTunes, o navegador safari, o iOS, entre outros.
Com o slogan “think different”, em português, “pense diferente”, a companhia representada por uma maçã mordida opera mais de 420 lojas próprias ao redor do mundo e está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Japão, Espanha, França, China, Suécia, Suíça, Itália, Holanda, Hong Kong e Brasil.
Texto: Ana Carolina Amaral
Edição: Angelo Pavini
Arte: TC Mover

Entrevista exclusiva: Relator dos Correios fará ampla consulta antes de parecer
Apesar de já tramitar em regime de urgência, projeto de privatização dos Correios deve atrasar um pouco, disse relator à TC Mover. Confira!

Usiminas bate consensos com maior volume de aço desde 2014
A alta demanda por aço no mercado interno, com maior volume de vendas desde 2014, levou a Usiminas a superar os consensos. Confira!

Exterior opera misto, com imposto de Joe Biden no radar; Usiminas abre balanços na B3: Espresso
Índices dos EUA sinalizam recuperação após sofrerem ontem a pior queda em cinco semanas com notícia sobre possível alta de imposto. Confira!