Mover

Ações preferenciais da Telefônica (VIVT4) são convertidas em ações ordinárias (VIVT3)

Postado por: TC Mover em 23/11/2020 às 11:12

São Paulo, 23 de novembro –Todas as ações preferenciais, PN, da Telefônica Brasil, código VIVT4, foram convertidas em ações ordinárias, ON, código VIVT3. Quase 1,2 bilhão de ações foram convertidas. A partir de hoje, as ações preferenciais da empresa detentora da Vivo não serão mais negociadas na bolsa.

Segundo o fato relevante publicado hoje, os recibos negociados nos Estados Unidos, ADR, das ações preferenciais da Telefônica serão suspensos. Conforme a empresa, é esperado que a NYSE, Bolsa de Valores de Nova Iorque, “inicie a negociação de ADRs lastreadas em ações ordinárias no formato ‘when issued’ sob o ticker ‘VIV WI’ e, a partir de 30 de novembro de 2020, no formato ‘regular way’, sob o ticker ‘VIV’”.

Diferença entre ações preferenciais e ordinárias

As ações preferenciais normativas, ou PN, dão aos detentores a preferência na distribuição do dividendo. Esta prioridade é uma forma de compensar a não participação ou influência nas decisões sobre a empresa feitas em assembleia. A decisão sobre a conversão das ações VIVT4 em VIVT3, por exemplo, foi realizada em Assembleia Geral Extraordinária com os acionistas que possuem ON, ações ordinárias normativas. Além do recebimento de dividendos, as ações preferenciais também dão prioridade no reembolso, caso a empresa vá à falência.

Já as ações ordinárias, cujo código termina em 3, têm como principais benefícios o direito ao voto nas assembleias e à proteção a sócios minoritários, também chamado de “tag along”, no caso de mudança no controle da empresa. 

Desempenho das ações da Telefônica (VIVT3)

Por volta das 10h30, as ações ordinárias da Telefônica Brasil, código VIVT3, subiam 0,73%, a R$45,38. Para acompanhar o desempenho das ações da Telefônica e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais