Aneel vê aumento menor que esperado nas tarifas da Copel - TC
TC Mover
Mover

Aneel vê aumento menor que esperado nas tarifas da Copel

Postado por: TC Mover em 30/03/2021 às 16:03
Copel

São Paulo, 30 de março – A consulta pública aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, para a revisão tarifária periódica da Copel Distribuição prevê um efeito médio a ser percebido pelos consumidores de 9,67% nas contas de luz, percentual abaixo dos 16,60% inicialmente previstos.


Reajuste caiu após consideração de atenuantes, segundo relator do tema

O relator do tema na Aneel, diretor Hélvio Guerra, disse que o reajuste periódico da Copel caiu após considerar atenuantes de 3,90% referentes ao empréstimo aprovado no ano passado, no primeiro momento da pandemia, para socorrer as distribuidoras, e 3,41% da utilização de créditos de PIS/Cofins.

A revisão periódica das concessionárias de energia pela Aneel acontece a cada quatro ou cinco anos, quando a agência reguladora faz uma análise criteriosa das empresas.

Para os clientes de baixa tensão, o efeito médio é de 9,72%, e para alta tensão, de 9,58%. A distribuidora de energia atende 4,8 milhões de unidades consumidoras em 394 municípios do Paraná. A consulta pública ficará aberta de 31 de março a 14 de maio, no site da Aneel.

Desempenho das ações da Copel (CPLE6)




Copel


Perto das 16h00, a ação preferencial classe B da Copel (CPLE6) caía 0,42%, cotada a R$7,03. No ano, o papel acumula queda de 6,33%. No mesmo horário, o Ibovespa operava em alta de 1,13%, aos 116,7 mil pontos.

Para acompanhar o desempenho das ações da Copel e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Leandro Tavares
Edição: Gustavo Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Linx detecta perda em braço de pagamentos e adia balanço

Caged tem melhor fevereiro em 30 anos e Guedes defende renovação de programas

Preços ao produtor aceleram em fevereiro e têm maior alta da série histórica

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais