TC Mover
Mover

Aneel volta a adiar reajuste de tarifas de distribuidoras de energia

Postado por: TC Mover em 20/04/2021 às 16:41
Distribuidoras de energia

São Paulo, 20 de abril – A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, voltou a adiar os reajustes das tarifas para distribuidoras de energia. No início do mês, a reguladora havia congelado o reajuste das concessionárias CPFL Paulista, Energisa Mato Grosso do Sul e Energisa Mato Grosso. Agora, mais cinco elétricas, controladas por Neoenergia, Enel e Energisa, tiveram processos suspensos.


Aneel está estudando formas de frear disparada de preços nas contas de luz

A agência estuda formas de frear a já esperada disparada nos preços das contas de luz em 2021, uma vez que algumas distribuidoras de energia utilizam o Índice Geral de Preços – Mercados, IGP-M, para compor suas tarifas. O indicador atingiu 31,57% nos últimos 12 meses. Outras usam o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, como fator de reajuste.

A avaliação a respeito das tarifas deve ser retomada em reunião extraordinária na próxima quinta-feira, 22 de abril, segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone. Ele afirmou ainda que a agência tem se reunido com as elétricas a fim de encontrar mecanismos que reduzissem os reajustes previstos.


Agência também adiou análise sobre revisões para transmissoras de energia

Além do reajuste para distribuidoras de energia, a reguladora também retirou de pauta de hoje a análise de três recursos em discussões a respeito de revisões tarifárias de transmissoras de energia. André Pepitone afirmou apenas que há conexão entre os processos e que o tema será discutido também na próxima quinta-feira.


Desempenho das ações das distribuidoras de energia

Perto das 16h40, a unit da Energisa (ENGI11) subia 0,48%, cotada a R$44,05. Já a ação da Neoenergia (NEOE3) caía 0,96%, a R$16,49. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 0,79%, aos 119,9 mil pontos.


Distribuidoras de energia


Para acompanhar o desempenho das ações das distribuidoras de energia e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Maria Luiza Dourado
Edição: Clara Guimarães e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

XP inicia Orizon com compra citando resiliência do setor e ESG

Arthur Lira cita PL dos Correios entre “assuntos importantes” que serão retomados

Vieira: Acordo do Orçamento fortalece pauta econômica

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais