TC Mover
Mover

Azul pode ser multada por Jair Bolsonaro tirar máscara em avião

Postado por: TC Mover em 14/06/2021 às 15:15
Azul poderá ser multada pela Anvisa

São Paulo, 14 de junho – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, vai questionar a companhia aérea Azul pelo episódio da última sexta-feira, 11, em Vitória, em que o presidente Jair Bolsonaro embarcou em um de seus aviões e tirou a máscara de proteção, informou uma coluna da Folha de S. Paulo. A empresa poderá ser punida com multa por desrespeitar regras da Anvisa para transportes na pandemia.


Comandante do avião da Azul era responsável por uso de máscara, disse a Anvisa

Cenas de aglomeração foram registradas em vídeos divulgados por veículos de imprensa. Dentro da aeronave, Jair Bolsonaro foi vaiado por alguns passageiros e apoiado por outros, com gritos de “genocida” e “mito”. Em seguida, ele retirou a máscara para falar e posar para fotos. E respondeu aos críticos gritando que eles deveriam “viajar de jegue”.

De acordo com a Anvisa, o comandante da aeronave da Azul é o responsável pelo controle de entrada de passageiros com máscaras no local. O órgão regulador disse que a autoridade deve zelar pelo cumprimento das legislações e normas sanitárias adotadas durante a pandemia da Covid-19.


Penalidades deverão ser aplicadas pela Vigilância Sanitária, segundo jornal

Em março, a Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, divulgou novas regras sobre a utilização de máscaras para passageiros e trabalhadores em aeroportos e voos. Elas proíbem o uso dos modelos com válvula ou transparente, bandanas, lenços e protetores faciais sem máscara por baixo.

A Anvisa, responsável pela fiscalização no ambiente aeroportuário, endureceu as regras. As penalidades, segundo informações da coluna da Folha, também devem ser aplicadas pela Vigilância Sanitária. Até o momento, a Azul não se manifestou sobre o episódio ocorrido.


Desempenho das ações da Azul (AZUL4)

Perto das 15h15, o papel da companhia aérea (AZUL4) subia 2,29%, cotado a R$47,89. A ação acumula valorização de 21,86% no ano. No mesmo horário, o Ibovespa operava em alta de 0,28%, aos 129,7 mil pontos.


Desempenho das ações da Azul


Para acompanhar o desempenho das ações da Azul e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Angelo Pavini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Elon Musk apoia Bitcoin após acusação de manipulação

Auxílio emergencial será pago até outubro, diz Paulo Guedes

Câmara especial deve centralizar ações contra crise de energia

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais