TC Mover
Mover

Bridgewater Associates anuncia área de investimento ESG

Postado por: TC Mover em 10/06/2021 às 18:57
Bridgewater Associates terá área para investimentos sustentáveis

São Paulo, 10 de junho – O maior fundo de hedge do mundo, a Bridgewater Associates, anunciou que lançou uma nova área voltada para investimentos sustentáveis. O movimento ocorreu em meio ao crescente interesse de fundos de investimento em temas de sustentabilidade.


Nova área da Bridgewater Associates vai aliar sustentabilidade com metas financeiras

A nova área será chefiada por Karen Karniol-Tambour e Carsten Stendevad, que vão supervisionar todas as atividades do setor, que ajudará na implementação de soluções para investimentos de clientes que estejam procurando aliar sustentabilidade com suas metas financeiras.

O diretor-presidente da Bridgewater Associates, David McCormick, afirmou que temas ligados ao ESG, sigla em inglês que engloba práticas voltadas ao meio ambiente, social e governança, têm se tornado uma prioridade para os clientes do fundo, que buscam impactos sociais e ambientais para seus investimentos.


Comunidade considera impacto de investimentos, diz diretor da Bridgewater Associates

Além da criação da nova área, o fundo vai passar a contar com um Comitê de Investimentos Sustentáveis. Ele será responsável por incorporar considerações de sustentabilidade em todos os investimentos da empresa, além de realizar parcerias com clientes.

Segundo Carsten Stendevad, a comunidade de investidores mudou nos últimos anos, e passou a considerar questões ligadas ao impacto de investimentos. Ele considera que montar carteiras que consigam “cumprir os objetivos financeiros e de sustentabilidade não é trivial e requer uma abordagem rigorosa e sistemática”.

Já para Karen Karniol-Tambour, que também chefiará a nova área da Bridgewater Associates, as questões sociais e ambientais são “cada vez mais importantes para as economias e mercados”, podendo impactar na política fiscal, monetária e no comportamento de investidores.


Plataforma de investimentos notou interesse crescente de fundos pela temática ESG

O anúncio da Bridgewater Associates segue uma tendência que também foi observada pela plataforma de investimentos Órama. Lançado há seis meses, o selo ESG da companhia cresceu 200%, com 12 fundos que já concluíram o processo de obtenção.

O selo foi criado para estimular boas práticas de gestoras nos setores englobados pela agenda ESG, e destaca aquelas que estão alinhadas à agenda. De acordo com a Órama, o interesse de gestoras no selo, e nas práticas ligadas a ele, vem crescendo cada vez mais.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Melina Flynn
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Construtoras caem com inflação e expectativa para taxa Selic

PL dos combustíveis pode ser votado na próxima semana

Especial: Perspectivas da MP da Eletrobras na semana que vem

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais