TC Mover
Mover

Com Bartolomeo efetivado, acionistas da Vale votam para renovar conselho

Postado por: TC Mover em 30/04/2019 às 9:04

Os acionistas da Vale se reúnem hoje para renovar o conselho da mineradora, cuja governança está sob forte questionamento após a tragédia de Brumadinho em janeiro, com a eleição de uma nova chapa, proposta pelos maiores acionistas e que trocaria cinco dos 12 conselheiros antigos e adicionaria um independente.

 

Para investidores de uma das três maiores mineradoras do mundo, sempre foi um mistério que o conselho da Vale tenha privilegiado executivos com mais conhecimento de finanças do que de mineração. Segundo fontes, o objetivo da mudança proposta para a formação do conselho é o de aumentar a diversidade de perfis, com o número de conselheiros com conhecimento prático em mineração passando de três para quatro.

 

Depois de um começo de ano conturbado, com uma tragédia que deixou mais de 300 mortos e desaparecidos, uma enxurrada de riscos judiciais e reputacionais e a possível elevação do imposto de royalties à exploração mineral, a mineradora tenta aprimorar sua governança corporativa com a eleição do novo conselho e a efetivação, ontem, de Eduardo Bartolomeo como diretor-presidente.

 

O conselho tem como função apoiar Bartolomeo e sua equipe, fiscalizar o trabalho deles e desenhar a estratégia de longo prazo da companhia.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis