Mover

Conselho da Petrobras (PETR4) flexibiliza política de distribuição de dividendos

Postado por: TC Mover em 28/10/2020 às 8:54
A revisão da política de distribuição de dividendos anunciada pelo conselho da Petrobras nesta quarta-feira permitirá que a estatal proponha pagamento de proventos compatíveis com a geração de caixa, mesmo em exercícios em que não for apurado lucro contábil

São Paulo, 28 de outubroA revisão da política de distribuição de dividendos anunciada pelo conselho da Petrobras nesta quarta-feira permitirá que a estatal proponha pagamento de proventos compatíveis com a geração de caixa, mesmo em exercícios em que não for apurado lucro contábil.

A mudança traz de fato uma flexibilização na distribuição de proventos, atrelando-a à redução do endividamento. No cenário em que a dívida bruta estiver acima de US$60 bilhões, a administração poderá apresentar um plano de distribuição, sem apuração de lucro contábil, “quando se verificar redução de dívida líquida no período de 12 meses anteriores” e caso a empresa entenda que a sustentabilidade financeira será mantida. 

A empresa poderá ainda, em casos excepcionais, propor dividendos extraordinários, quando seu endividamento bruto estiver inferior a US$ 60 bilhões, mesmo na hipótese de não verificação de lucro contábil. Os papéis ordinário e preferencial da Petrobras amargam quedas de 37% e 34% no ano. 

Texto: Gustavo Boldrini

Edição: Guillermo Parra-Bernal e Ana Carolina Amaral

Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais