CSN pode alcançar alavancagem zero em 2021, diz presidente- TC
TC Mover
Mover

CSN pode alcançar alavancagem zero em 2021, diz Benjamin Steinbruch

Postado por: TC Mover em 28/07/2021 às 17:44

São Paulo, 28 de julho – O diretor-presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, afirmou em teleconferência de resultados que a alavancagem da empresa pode até chegar a zero no final do ano caso a trajetória operacional positiva se mantenha. Segundo o executivo, a companhia trabalhará agora para “gerir excesso, e não mais falta de recursos”.

A siderúrgica viu sua alavancagem dívida líquida/EBITDA despencar para 0,6 vez no segundo trimestre, com forte impacto da alta de preços. Porém, as ações ordinárias da CSN (CSNA3) e da mineradora (CMIN3) recuaram no pregão desta quarta-feira, 28.

Com desalavancagem, CSN inaugura nova trajetória de crescimento, diz diretor financeiro

O diretor financeiro da CSN, Marcelo Ribeiro, também participou da coletiva e explicou que após reduzir sua dívida e atingir o objetivo de desalavacagem, a empresa inaugura uma nova trajetória de crescimento, focada na alocação de capital. Segundo a companhia, a forte geração de caixa, variação cambial e venda de fatia na Usiminas impulsionaram a redução da dívida da CSN no segundo trimestre.

Luis Fernando Martinez, o diretor executivo da siderúrgica, apontou que os altos custos, que pressionaram o lucro líquido da CSN no segundo trimestre, devem aliviar no terceiro trimestre. Com os preços ainda em alta e menores custos, o terceiro trimestre da CSN deve ser melhor que o segundo trimestre em todos os indicadores, disse.

Siderúrgica pode usar parte do caixa para recompras de ações, segundo diretor executivo

Quanto à recompra de ações, Luis Fernando Martinez, disse que a siderúrgica pode avaliar. Segundo ele, a companhia pode utilizar parte do caixa robusto para isso. O executivo afirmou também que a CSN pode buscar ampliar sua presença no exterior, para mercados mais rentáveis.

Além disso, a unidade de cimentos, que mantém planos de abrir o capital, deve ser um dos focos da alocação de capital da empresa, que comprou a Elizabeth Cimentos de olho na consolidação do setor.

Desempenho das ações da CSN (CSNA3)

A ação ordinária da CSN (CSNA3) caiu 2,79%, a R$45,57. O papel ordinário da CSN Mineração (CMIN3) também fechou no vermelho, recuando 0,65%, a R$9,11. Por outro lado, o Ibovespa voltou ao patamar de 126 mil pontos, com a alta de 1,34%.Ação da CSN - CSNA3

Para acompanhar o desempenho das ações do Santander Brasil e de outras instituições, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Gustavo Boldrini
Edição: Gabriela Guedes e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover

Leia também

Santander Brasil manterá DNA com nova gestão, diz Sergio Rial

Mercados aliviam quedas; FOMC, Vale, Big Techs atraem os holofotes: Espresso

Bolsas caem à espera do FOMC; no radar, Jerome Powell, balanços, coronavírus, crédito: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais