TC Mover
Mover

Eletrobras descontará dias de greve contra privatização

Postado por: TC Mover em 25/06/2021 às 19:33

São Paulo, 25 de junho – A estatal Eletrobras decidiu aplicar descontos nos salários de funcionários que participaram de uma greve em protesto contra a privatização da companhia na semana passada.


Trabalhadores que aderiram à greve terão desconto de dois dias

Em comunicado interno visto pela TC Mover, a Eletrobras informou que empregados que aderiram à paralisação terão desconto em folha “dos dias por ventura não trabalhados”, entre 15 e 17 de junho, período em que durou o movimento.

A decisão mostra um endurecimento da Eletrobras contra os funcionários em momento em que o governo avança com os planos de privatização. Uma medida provisória enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro com a proposta de desestatização da companhia foi aprovada pela Câmara na semana passada e agora depende apenas de sanção pelo Executivo.

Um representante do sindicato de trabalhadores Sintergia-RJ, o diretor Emanuel Torres, disse ao Mover que a categoria não concorda com o desconto e deverá apelar à Justiça. “Iremos tratar da greve no Judiciário, uma vez que a greve não foi decretada ilegal. O motivo da referida paralisação não era somente a aprovação da MP 1031, mas também o descumprimento de cláusulas do acordo coletivo de trabalho”, afirmou.


Desempenho das ações da Eletrobras (ELET6)

A ação preferencial classe B da Eletrobras (ELET6) caiu3,63%, a R$44,55. Enquanto isso, o ativo ordinário (ELET3) recuou 3,42%, a R$44,32. As ações ajudaram na queda de 1,74% do Ibovespa, que voltou aos 127,2 mil pontos.


Ação da Eletrobras - ELET6


Para acompanhar o desempenho das ações da Eletrobras e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Luciano Costa
Edição: Maria Luiza Dourado e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Reforma do Imposto de Renda isentará 16 milhões de brasileiros, diz Paulo Guedes

Resumo da Semana: Oi (OIBR3), Ricardo Salles, HASH11

Arthur Lira indica relatores da Reforma Tributária

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais