Mover

Eletrobras (ELET3) está entre maiores perdas do Ibovespa com pedido de CPMI após Maia

Postado por: TC Mover em 16/12/2020 às 16:20

São Paulo, 16 de dezembro – As ações ordinárias, ON, e as preferenciais classe B, PNB, da Eletrobras, códigos ELET3 e ELET6, estão entre as maiores perdas do Ibovespa nesta quarta-feira, em meio a dúvidas sobre a privatização. 

Perto das 15h50, os papéis ON recuavam 3,39% para R$37,39 e os PNB cediam 2,75%, a R$37,45, ambos tombos mais fortes desde 30 de novembro. No mesmo horário, o Ibovespa subia 1,00%, superando 117 mil pontos.

AEEL pede CPMI para investigar acusações de Maia sobre privatização da Eletrobras

A queda ocorre no dia em que a Associação dos Empregados da Eletrobras, a AEEL, considerou “extremamente graves” as acusações feitas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre a privatização da estatal no último dia 11, segundo o Estadão. 

Eles pedem a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, CPMI, no Congresso Nacional para investigar o processo, além de exigir que o presidente da empresa, Wilson Ferreira Júnior, ou se pronuncie sobre os fatos, ou renuncie.

Segundo Maia, a modelagem de privatização está sob suspeição e as mudanças propostas pelo governo podem beneficiar os atuais acionistas. Ele desafiou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a dizer a verdade sobre a proposta. 

“É por isso que o projeto não andou na Câmara”, disse ele, ao participar do 19º Fórum Empresarial Lide na sexta-feira passada. Sem citar nomes, Maia afirmou que o governo quer incluir uma hidrelétrica cuja concessão está para vencer, Tucuruí, no pacote de venda, o que vai turbinar o preço da empresa.

Além disso, Maia ontem voltou a dizer que Guedes está sem força para prosseguir com a agenda de reformas prometidas em 2018, enquanto o presidente Jair Bolsonaro descartou privatizar a Ceagesp, entreposto comercial de São Paulo, da esfera federal, que estava na lista de estatais preparada pelo Ministério da Economia para serem privatizadas até 2021, o que acendeu um alerta no mercado. 

Desempenho das ações da Eletrobras (ELET3 e ELET6)

Para acompanhar o desempenho das ações ordinárias, código ELET3, e preferenciais classe B, código ELET6, da Eletrobras, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Bárbara Leite
Edição Gustavo Boldrini e Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais