TC Mover
Mover

Fundos com selo ESG crescem 200% na Órama

Postado por: TC Mover em 09/06/2021 às 17:10
Órama teve alta de 200% em fundos com selo ESG

São Paulo, 9 de junho – A Órama, plataforma de investimentos online, registrou alta de 200% em seis meses no número de fundos com selo ESG lançado pela empresa. A sigla em inglês engloba práticas voltadas ao meio ambiente, social e governança.


Selo criado pela Órama busca estimular boas práticas por parte de gestoras

Há atualmente 12 fundos com selo ESG na plataforma. O objetivo, segundo a empresa, é estimular boas práticas de gestoras nos setores englobados pela agenda ambiental, social e de governança.

Segundo a estrategista-chefe da Órama, Sandra Blanco, o selo destaca gestores que estão alinhados com uma “agenda responsável”. Ela considera que aderir a práticas de ESG pode resultar em “ganhos adicionais no longo prazo”, e por isso a empresa busca estimular fundos a adotarem essas ações.

O processo de seleção da Órama é baseado na avaliação de critérios que já são adotados pelos gestores. Em geral, aderir aos Princípios para Investimento Responsável, PRI na sigla em inglês, e seguir métodos definidos pela Global Sustainable Investment Alliance, GSIA, são importantes para a obtenção do selo.


Fundos com selo ESG podem “atrair consumidores conscientes”, diz estrategista-chefe

Mesmo com o crescimento, o número de fundos com selo ESG ainda é pequeno, já que há um total de 650 fundos na plataforma. Contudo o interesse das gestoras na adoção dessas práticas é crescente, conforme a Órama. A empresa também afirmou que pretende continuar estimulando os fundos a obterem o selo.

Para Sandra Blanco, as ações ligadas ao ESG trazem rentabilidade pois são capazes de “atrair colaboradores engajados, consumidores conscientes e evitar impactos socioambientais negativos”.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

São Paulo antecipa vacinação de todos os adultos em 15 dias

XP recomenda Arezzo de olho em potencial de crescimento

Especial: Reforma Administrativa retoma impulso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais