Mover

Gol anuncia compromisso com balanço zero de carbono em 2050

Postado por: TC Mover em 22/04/2021 às 14:35
Gol

São Paulo, 22 de abril – A Gol anunciou um compromisso que visa a atingir emissões líquidas zero carbono em 2050, sendo a primeira companhia aérea da América Latina a assumir essa iniciativa. O objetivo é mitigar seu impacto ambiental como um todo, especialmente nos espaços aéreo e terrestre das localidades onde possui operações. Além disso, ela pretende zerar o impacto nas mudanças climáticas globais.


Novas tecnologias e melhorias operacionais serão pilares da Gol para atingir meta

Para o estabelecimento dessa meta, a companhia explicou que já vem trabalhando há mais de uma década em inúmeras questões relativas à sustentabilidade. Entre elas estão práticas de Ambiente, Sociedade e de Governança, ESG na sigla em inglês, a partir de pesquisas, ações, campanhas, conscientização pública, capacitação de profissionais, dentre outros.

Segundo a Gol, os pilares para alcançar a meta até 2025 são o desenvolvimento de novas tecnologias para aeronaves e motores, melhorias operacionais contínuas e melhor uso da infraestrutura e da logística.

Também serão adotadas medidas baseadas no mercado, definidas pela Organização da Aviação Civil Internacional, ICAO, e ratificadas pela Associação Internacional de Transportes Aéreos, IATA.


Companhia fará compensações de carbono e simplificação de infraestrutura

“A estratégia da Gol para alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 está focada na condução de melhorias operacionais e técnicas que reduzam as emissões de GEE (gases de efeito estufa), aperfeiçoando a eficiência do combustível e substituindo os combustíveis derivados do petróleo por alternativas com menor teor de carbono”, disse Celso Ferrer, vice-presidente de Operações da Gol.

“Esperamos contar com mecanismos baseados no mercado, incluindo compensações de carbono a curto, médio e longo prazos, além da simplificação da infraestrutura e dos avanços tecnológicos necessários para permitir a transição para a aviação de baixo carbono”, concluiu o vice-presidente da empresa.


Desempenho das ações da Gol (GOLL4)

Perto das 14h35, o papel da Gol (GOLL4) subia 3,02%, cotado a R$22,89. A ação acumula alta de 89,64% em 12 meses, mesmo em meio à penalização da pandemia no setor aéreo e de turismo, que reduziu drasticamente a demanda por voos. No mesmo horário, o Ibovespa tinha queda de 0,20%, aos 119,8 mil pontos.


Gol


Para acompanhar o desempenho das ações da Gol e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Leandro Tavares
Edição: Maria Luiza Dourado e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Jair Bolsonaro diz concordar com metas ambiciosas para combater mudanças climáticas

XP inicia locadoras com compra e cita ‘avenidas de crescimento’

Exterior opera misto em volta de feriado; BCE e Cúpula do Clima no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais