Mover

GOL (GOLL4) e Azul (AZUL4) sobem após anúncio de eficácia de vacina

Postado por: TC Mover em 09/11/2020 às 12:01

São Paulo, 09 de novembro – O Ibovespa iniciou em forte alta, em linha com o bom humor global, suportado pelo anúncio da Pfizer de que sua vacina, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech, é mais de 90% eficaz na prevenção à Covid-19, segundo dados iniciais do estudo da fase 3. 

Outra vacina, da Novavax, do Reino Unido, conseguiu a autorização para acelerar os testes pela reguladora americana, o que também é positivo, o que aumenta esperança no controle da pandemia e beneficia os setores que sofreram mais, como aéreo, de turismo e varejo não digital.

Também a vitória de Joe Biden na corrida à Casa Branca, que traz menor incerteza aos mercados, anima os investidores. Perto das 10h55, o Índice Bovespa subia 3,45% a 104.435 pontos, na maior alta desde 25 de maio e maior pontuação desde 31 de julho, no dia em que o MSCI global bateu recorde histórico e o S&P500 caminha para superar sua máxima da história, superando o nível de setembro. No pós-pandemia, o topo do Ibovespa é de 105.700 pontos.

Suzano e Klabin em queda

Apenas seis dos 77 papéis estavam no vermelho, com destaque para a Suzano e a Klabin, que caem por conta do enfraquecimento do dólar, além dos papéis resilientes à crise, como B2W, WEG e Magazine Luiza, que acumula alta de 128,33% no ano e na sexta-feira virou uma nova blue chip, uma das ações mais importantes do Ibovespa, passando a valer mais que o Bradesco PN. 

A rede varejista divulga seu balanço hoje após o fechamento, assim como a BRF, que sobe mais de 2%, também animada pelos números da balança comercial da China de outubro, que mostra que o país segue sua recuperação. Nesta semana serão 107 balanços do terceiro trimestre divulgados. Outros frigoríficos caem com a queda da moeda americana.

Linhas aéreas disparam

Na ponta positiva, em pontos, estavam os bancos Itaú e Bradesco, mais sensíveis ao risco e ao ciclo econômico, além das ações da Petrobras, que sobem mais de 9%, em linha com a disparada do petróleo com a vacina no radar. Entre os maiores ganhos estavam os papéis mais atrelados à atividade econômica, que serão os maiores beneficiados com uma vacina contra a Covid-19 e os que mais sofreram na crise. 

As aéreas Gol e Azul saltam 15% e 13%, respectivamente, enquanto a agência de viagens CVC ganha 11,40%. No ano, elas ainda despencam 44,50%, 49,57% e 60,77%, respectivamente. Shoppings como brMalls e Multiplan, outras ações penalizadas na crise, também registram fortes altas. A Enjoei, que estreou hoje na B3, recuava 6,24% ante seu preço fixado na oferta pública inicial, e era negociada em R$9,61. 

Texto: Bárbara Leite
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Nathália Reiter/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais