Greve dos petroleiros inicia nesta sexta-feira

São Paulo, 4 de março – A Federação Única dos Petroleiros, FUP, anunciou que haverá greve na Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas e São Paulo nesta sexta-feira. As reivindicações estão relacionadas às condições de trabalho. Trabalhadores da Unidade de Xisto do Paraná, SIX, e Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, também vão aderir à greve nos próximos dias, de acordo com a FUP.
Greve acontece em meio à uma crise na Petrobras
A greve dos petroleiros vem em meio à crise da Petrobras, códigos PETR3 e PETR4, iniciada quando o presidente Jair Bolsonaro demitiu Roberto Castello Branco da presidência da estatal. Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna para ocupar o cargo.
Em resposta à ingerência de Bolsonaro, quatro membros do conselho de administração da Petrobras, João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha, pediram para sair da petroleira, citando diversos motivos.
Desempenho das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4)
O papel preferencial da Petrobras, código PETR4, encerrou o dia com alta de 4,86%, cotado a R$22,22. Já a ação ordinária da petroleira, código PETR3, fechou com avanço de 4,29%, a R$21,87. O Ibovespa terminou esta quinta-feira subindo 1,35%, aos 112,6 mil pontos.
Para acompanhar o desempenho das ações da petroleira e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Maria Luiza Dourado
Arte: TC Mover
Leia também
Guedes agradece apoio de Bolsonaro em momento decisivo
Payroll deve mostrar recuperação após janeiro frustrante
Retorno de restrições coloca pressão sobre varejistas, diz Fitch