Mover

IRB Brasil (IBRB3) sobe 2,87% após lançar serviço de dados e estatística

Postado por: TC Mover em 23/11/2020 às 19:29

São Paulo, 23 de novembro – Os investidores brasileiros receberam bem o lançamento de serviço de dados e estatísticas da IRB Brasil, denominado IRB+Inteligência. As ações ordinárias, código IRBR3, subiram 2,87%, a R$7,17. Além da novidade, a resseguradora divulgou o aumento de 28,9% nos prêmios cedidos a ela em setembro, na comparação anual.

De acordo com o relatório do IRB+Inteligência, nos nove primeiros meses do ano houve alta de 30,3% nos prêmios em relação ao mesmo período de 2019. O número de prêmios emitidos pela IRB também aumentou, correspondendo a 17,4% a mais que em setembro do ano passado.

“Os números indicam reaquecimento das atividades”, afirma o presidente da empresa e do Conselho de Administração do IRB Brasil, Antônio Cássio dos Santos.

Informações, estatísticas, boletins em plataforma aberta

O IRB+Inteligência é um serviço que, por meio de uma plataforma aberta, reúne informações e estatísticas. A base dos dados é da Superintendência de Seguros Privados, Susep. Segundo a resseguradora, esta é uma forma de analisar o comportamento do setor.

O IRB+Mercado é o boletim mensal, um relatório do IRB+Inteligência, com análise do mercado de seguros e resseguros. “Ter acesso à informação de qualidade e analisar comportamentos e tendências são premissas para entender como nosso segmento funciona”, defende Santos.

IRB Brasil (IRBR3) em crise

A IRB Brasil é a maior resseguradora da América Latina e detém participação de mercado de 38% no Brasil, sendo considerada referência pela solidez financeira e conhecimento técnico. Porém, a empresa mergulhou em uma crise em fevereiro, não conseguindo se recuperar desde então.

Com a denúncia de irregularidades contábeis, incluindo aumento artificial do lucro feita pela gestora Squadra, a IRB Brasil passou por uma grande reestruturação. A companhia corrigiu os balanços e passou por mudanças em sua gestão. 

O desenquadramento, ou seja, a insuficiência na composição de ativos líquidos mínimos para cobrir sinistros, trouxe incertezas sobre o futuro da IRB Brasil. A margem de liquidez e a cobertura de provisão são definidas pela Susep e pelo CMN.

Desempenho das ações da IRB Brasil (IRBR3)

A ação da IRB Brasil, código IRBR3, subiu 2,87%, cotada a R$7,17. Para acompanhar o desempenho das ações da resseguradora e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais