TC Mover
Mover

IRB Brasil (IRBR3) sobe quase 2% em dia de leilão

Postado por: TC Mover em 01/02/2021 às 17:33

São Paulo, 1 de fevereiro – As ações ordinárias da IRB Brasil têm o segundo pregão seguido de leilões contínuos, o que contribuiu para frear grandes altas. O papel, que caiu 6,13% na sexta-feira e operou boa parte da manhã com altas modestas, avançava 1,94%, perto das 17h10.

 

A B3, bolsa brasileira, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) reforçaram a atenção sobre a negociação desde sexta, após o salto de 17,82% dos papéis na quinta-feira, considerado resultado de uma ação coordenada de pequenos investidores locais.

O comportamento deles imita o caso da GameStop nos Estados Unidos, no qual os pequenos investidores agiram para puxar o papel e forçar grandes fundos que apostam na baixa a desmontarem posições vendidas.

 

O grupo de investidores “Short Squeeze IRB”, que já reúne mais de 47 mil participantes no Telegram, ao qual a TC Mover teve acesso, diz que não foi responsável pelas compras na quinta, atribuindo a disparada a institucionais que se anteciparam a um possível movimento dos pequenos, acelerando as compras.

 

Pequenos investidores ameaçaram entrar em ação contra bolsa

 

A estratégia da B3 de realizar leilões praticamente consecutivos das ações da IRB Brasil durante todo o pregão da última sexta complicou a tentativa de grupos de pequenos investidores de tentar puxar os preços dos papéis e forçar fundos a cobrirem suas posições vendidas a qualquer preço, provocando o “short squeeze”.

 

A ação da B3 revoltou os investidores “sardinhas”, que ameaçaram nas redes sociais entrar com ações contra a bolsa na Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, e contra o próprio órgão regulador, que divulgou comunicado informando que a combinação para forçar um “short squeeze” caracterizaria manipulação de preços.

 

 

Desempenho das ações da IRB Brasil (IRBR3)

IRB Brasil ação - IRBR3

Por volta das 17h10, o papel ordinário da IRB Brasil, código IRBR3, que estava em leilão até às 13h30, avançava 1,94%, cotado a R$7,34. Nos últimos três meses, o papel acumula ganho de 19,87%. O Ibovespa também subia 2,29%, aos 117,7 mil pontos, interrompendo a sequência de três semanas de queda.

Para acompanhar o desempenho das ações da Locaweb e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

 


Texto: Bárbara Leite
Edição: Angelo Pavini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais