Lojas Renner sofre ataque hacker e o site cai - TC
TC Mover
Mover

Lojas Renner sofre ataque hacker; operações estão quase reestabelecidas

Postado por: TC Mover em 19/08/2021 às 18:49

São Paulo, 19 de agosto   – O site da Lojas Renner saiu do ar na tarde desta quinta-feira, 19, após um ataque de ransomware que criptografou sistemas e impossibilitou vendas nas lojas físicas e online, disseram fontes com conhecimento direto e indireto da situação.

Segundo uma fonte, os hackers teriam pedido pagamento em dinheiro à companhia para a normalização dos sistemas. Uma das fontes, que é especialista em cibersegurança, disse que rumores apontavam a um valor de resgate próximo a R$1 bilhão. Procurada, a varejista disse que acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar os impactos. Por volta das 18h00, a maioria das operações já tinha sido restabelecida. Segundo a empresa, os principais bancos de dados foram preservados.

O site do Tesouro Nacional também sofreu um ataque hacker na última sexta-feira, 13, conforme nota do Ministério da Economia divulgada no domingo. A pasta informou que acionou a polícia federal e que não afetou as operações do Tesouro Direto.

Desempenho das ações da Lojas Renner (LREN3)

Os papéis ordinários da varejista de moda (LREN3) fecharam em alta de 1,15% a R$39,45. Contudo, na semana acumula perda de 3,40%. O Ibovespa subiu 0,45%, aos 117,1 mil pontos.Ação da Lojas Renner - LREN3

Para acompanhar o desempenho das ações da Lojas Renner e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Felipe Corleta
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Vieira: Crescem as dificuldades para a aprovação da Reforma do Imposto de Renda

Paulo Guedes diz que precatórios só serão resolvidos fora do Teto de Gastos

Especial: Rogério Xavier e André Jakurski revelam temores com risco fiscal e eleição

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais