Ministério Público em São Paulo abre inquérito contra Enjoei (ENJU3) - TC
TC Mover
Mover

Ministério Público em São Paulo abre inquérito contra Enjoei (ENJU3)

Postado por: TC Mover em 25/08/2021 às 19:57

São Paulo, 25 de agosto  – O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar a venda de itens falsificados por parte da Enjoei, em meio a esforços por parte do brechó online para redobrar a segurança dos clientes na plataforma.

De acordo com um comunicado do órgão paulista, depois de notificada, a Enjoei tem cinco dias para recorrer à abertura do inquérito e 20 dias para apresentar esclarecimento sobre as acusações, bem como registros apontados pelo Procon e pelo Reclame Aqui. O inquérito acontece apenas dias depois da ação da empresa registrar a menor cotação desde que abriu capital em novembro.

Investidores temem venda de produtos falsificados na Enjoei

O modelo de negócio da Enjoei, que evoluiu de brechó online para um ecossistema de compra e venda entre usuários, permite que os próprios vendedores se tornem clientes, e vice-versa. No segundo trimestre, no entanto, a empresa mostrou piora em suas margens de lucro. Assim, a companhia viu seu custo de aquisição de clientes disparar e a comissão cobrada dos vendedores cair. O temor dos investidores com a venda de produtos falsificados em seu marketplace também aumentou em meses recentes.

A empresa fundada pelo casal de publicitários Tiê Lima e Ana Luiza McLaren tem investido na aquisição de safras de novos usuários e reforçado as informações e ações em relação ao controle de produtos falsificados na plataforma.

Desempenho das ações da Enjoei (ENJU3)

Desde seu topo histórico, em fevereiro, a ação ordinária do brechó online (ENJU3) já perdeu quase 67% do seu valor. Nesta quarta-feira, 25, o papel recuou pelo segundo dia em três, registrando queda de 3,19% a R$6,97. Por outro lado, o Ibovespa encerrou na máxima do dia, aos 120.817 pontos, alta de 0,50%.Ação da Enjoei - ENJU3

Para acompanhar o desempenho das ações da Enjoei e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Karine Sena
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Governo não trabalha com hipótese de racionamento, diz ministro

Especial: Jerome Powell não deve falar sobre retirada de estímulos monetários no Simpósio de Jackson Hole

Paulo Guedes diz que governo corre risco de iniciar 2022 rompendo Teto de Gastos

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais