TC Mover
Mover

Moody’s diz que troca na Petrobras (PETR4) piora crédito da estatal

Postado por: TC Mover em 22/02/2021 às 18:09
Petrobras

São Paulo, 22 de fevereiro – O anúncio da troca do presidente da Petrobras, códigos PETR3 e PETR4, pelo presidente Jair Bolsonaro em resposta aos recentes reajustes dos combustíveis terá impacto negativo na avaliação de crédito da companhia, pois evidencia a continuidade da interferência política nas decisões de negócio da empresa como ocorre há anos, disse a Moody’s Investors Service.


Trabalho da diretoria atual pode ser interrompido, avalia Moody’s

Para a agência de risco, é provável que a troca de presidente da Petrobras levará a mudanças no alto comando da estatal. A alteração interromperá o trabalho da atual diretoria, incluindo a redução de dívida via venda de ativos.

A Moody’s acredita que o processo de venda de refinarias da Petrobras será adiado, mas não será suspenso, pela natureza de longo prazo das negociações e pelo fato de o risco de o governo interferir nos preços não ter mudado.

Na avaliação da agência, porém, é importante que a Petrobras melhore suas métricas de crédito uma vez que seu negócio é vulnerável aos preços das commodities e enfrenta o risco ligado à redução de carbono.

Troca ocorreu após reajuste no preço dos combustíveis

A agência de classificação de risco destaca que o preço do petróleo subiu cerca de 35% só neste ano e que a Petrobras mantém a política de reajustar seus preços pela paridade internacional, e que desde 2018 os caminhoneiros pressionam para manter os preços do diesel estáveis. Os caminhoneiros, que fazem parte da base de apoio de Bolsonaro, vêm ameaçando uma nova greve este ano e receberam apoio do presidente.

Na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o general Joaquim Silva e Luna, que presidia a Itaipu Binacional, vai ocupar o lugar de Roberto Castello Branco no comando da Petrobras. O anúncio veio depois de críticas de Bolsonaro ao reajuste dos combustíveis e declarações de Castello Branco, de que ele não tinha nada a ver com os caminhoneiros.

Bolsonaro disse, porém, que não vai interferir nos preços estabelecidos pela Petrobras. O presidente anunciou também isenção de imposto federal sobre o diesel por dois meses e a suspensão da tributação sobre o gás de cozinha indefinidamente.

Desempenho das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4)

Luna - Petrobras

Perto das 18h10, o papel ordinário da Petrobras, código PETR3, derretia 19,96%, cotado a R$21,69. A ação preferencial, código PETR4, despencava 21,15%, a R$21,55. No mesmo horário, o Ibovespa operava em queda de 4,76%, aos 112,7 mil pontos.

Para acompanhar o desempenho das ações da Petrobras e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Angelo Pavini
Edição: Leandro Tavares e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Especial: Como crise na Petrobras (PETR4) pode criar pandemônio na economia

Especial: General Luna, indicado para comandar Petrobras (PETR4), pode surpreender céticos

Leite: Guedes, o ministro “nem-nem”

Vieira: Prévia política da semana

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis